Banca de DEFESA: WESLLEY EUNATHAN FERNANDES LIMA

DISCENTE : WESLLEY EUNATHAN FERNANDES LIMA
DATA : 10/06/2020

Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido.

Ensino do BIM. Ensino Híbrido. Engenharia Civil.

Dada a demanda por profissionais com habilidades em Modelagem da Informação da Construção (BIM), o ensino desse paradigma nos cursos de graduação em engenharia civil, deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade. Além disso, a inserção de metodologias de aprendizagem ativa torna-se importante tendo em vista a obrigatoriedade de sua inserção conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. O objetivo deste trabalho é propor um cenário educacional para ensino do BIM sob a perspectiva do ensino híbrido. Para isso, foi utilizado como método de pesquisa a Design Science Research, através da experiência prática em duas disciplinas do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) onde foi inserido o BIM através de duas modalidades do ensino híbrido: rotação por estações e sala de aula invertida. Nesse sentido, foram desenvolvidas três versões do cenário educacional, em cada uma dessas versões houve um refinado em relação à versão anterior. O desenvolvimento desse cenário educacional contribui para o ensino do BIM e do ensino híbrido nos cursos ligados à AEC e contribuiu para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos através de uma metodologia de aprendizagem ativa.

Externa à Instituição - ANA REGINA MIZRAHY CUPERSCHMID - UNICAMP
Interna - 380.026.713-68 - JOSYANNE PINTO GIESTA - IFRN