Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAMANDA THAISE DE OLIVEIRA ARAÚJO

DISCENTE : ALAMANDA THAISE DE OLIVEIRA ARAÚJO
DATA : 17/04/2017
LOCAL: Auditório do CT

CONTRIBUIÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS UTILIZADOS EM PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS (IGREJAS) DO RIO GRANDE DO NORTE

patrimônio histórico; intervenção; restauro; durabilidade; compatibilização de materiais

Uma edificação histórica tem grande importância por suas características e valores relevantes que retratam a história de um determinado povo ou grupo social ao longo do tempo, formando uma espécie de identidade. Nos últimos anos, diversas construções antigas têm sofrido danos que representam perdas irreparáveis. Assim sendo, para que se garanta o seu usufruto em gerações presentes e futuras é necessário preservá-las. Para tanto, é fundamental o conhecimento de atributos, como: sua concepção, as técnicas utilizadas na sua construção, os processos de degradação e dano, as alterações que a tenham afetado e, finalmente, o seu estado atual. Dessa forma, o ideal é a combinação do conhecimento científico e cultural com a experiência para o estudo de todo o patrimônio arquitetônico, o que demanda uma abordagem multidisciplinar. Nesse contexto, a engenharia civil entra como suporte científico no campo do Restauro para alcançar este resultado. À vista disto, o estudo, que será realizado em âmbito regional – estado do Rio Grande do Norte –, investigará exclusivamente os atributos das alvenarias de quatro igrejas submetidas a diferentes condições e terá como principal objetivo elaborar um banco de dados com essas informações. Além disso, tem a intenção de compreender as causas e origens das manifestações patológicas presentes no sistema construtivo, considerar sua durabilidade e seu estado de conservação e auxiliar em futuros restauros, com a compatibilização de materiais. O método utilizado será tanto qualitativo, baseado na pesquisa histórica e na observação direta e minuciosa do sistema construtivo escolhido, como quantitativo, baseado em ensaios químicos de caracterização. Com isso, espera-se, ao final da pesquisa, ter conhecimento sobre a autenticidade desses bens e avaliar os valores documentais, assim como os valores históricos e de antiguidade das construções analisadas e, a partir disso, poder confirmar se os dados, já registrados, estão coerentes.

Interno - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Interno - 1149445 - LUIZ ALESSANDRO PINHEIRO DA CAMARA DE QUEIROZ