Banca de DEFESA: JOÃO PAULO DE BARROS CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO DE BARROS CAVALCANTE
DATA: 11/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: ECT - SALA 4
TÍTULO:

Contribuição ao estudo de treliças não lineares considerando efeitos térmicos.

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Método dos Elementos Finitos Posicional, Termomecânica, Termoelasticidade, Termoplasticidade, Integração Temporal, Não Linearidade.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

O presente trabalho consiste na análise numérica via Método dos Elementos Finitos (MEF) de treliças submetidas a carregamentos térmicos, mecânicos e suas respectivas interações. A metodologia proposta baseia-se no teorema da mínima energia potencial, escrita em relação as posições nodais ao invés dos deslocamentos para lidar com problemas termomecânicos, levando-se em consideração os efeitos das não linearidades física e geométrica. Referente aos problemas dinâmicos, a solução da equação de equilíbrio é alcançada através da discretização temporal perante diferentes algoritmos de integração temporal, explícitos e implícitos. A formulação é estendida para problemas de impacto entre treliças e anteparo rígido, onde as posições nodais são restringidas através da condição de penetração nula. Sendo assim, apresenta-se uma formulação termodinamicamente consistente, fundamentada na primeira e segunda lei da termodinâmica e na energia livre de Helmholtz, para analisar problemas dinâmicos de estruturas treliçadas com comportamento termoelástico e termoplástico. A implementação dos problemas consiste no desenvolvimento de rotinas computacionais, sendo os resultados numéricos da formulação proposta confrontados com exemplos encontrados na literatura especializada.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1752508 - DANIEL NELSON MACIEL
Interno - 1222082 - ADA CRISTINA SCUDELARI
Externo ao Programa - 1451488 - JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR
Externo à Instituição - MARCELO GRECO - UFMG
Notícia cadastrada em: 07/03/2016 14:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao