Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA MEDEIROS DE ARAUJO

DISCENTE: CLAUDIA MEDEIROS DE ARAUJO
DATA: 27/08/2012
LOCAL: Sala C-4 do setor II de aulas

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA TOPONÍMIA URBANA DE CAICÓ - RN

Toponímia – lugar – memória – gênero

ÁREA: História

Este trabalho busca realizar uma investigação a respeito das relações entre identidades de gênero e a toponímia da cidade de Caicó. Para isso, discutiremos o porquê dos lugares serem nomeados, a prática de nomear os lugares, como também discutiremos o processo de escolha dos nomes dos bairros, ruas e praças da cidade. Desse modo, investigaremos as mudanças espaciais na cidade de Caicó desde sua formação, como vila, até o final do Regime Militar. Esse recorte temporal foi escolhido com o objetivo de discutirmos o processo toponímico da cidade, além de termos verificado que as primeiras ruas de Caicó com denominações feminina só  surgiram na década de 1970. No tocante, as fontes além de obras de historiografia local, realizamos uma investigação em atas presentes na Câmara Municipal de Caicó, também buscamos alguns jornais presentes no Laboratório de Documentação Histórica –LABORDOC-  UFRN- Campus de Caicó, além do mais realizamos entrevistas com o Senhor Francisco de Assis Medeiros, na época prefeito de Caicó e que nomeou a primeira rua de Caicó com denominação feminina. Ainda entrevistamos familiares, amigos e estudiosos das personalidades homenageadas, procurando discutir a representatividade desses nomes para a história da cidade. Como referencial metodológico a pesquisa está embasada nas idéias de espaço e lugar  de Michel de Certeau e de Yi Fu –Tuan. E por fim, buscando investigar as transformações sociais das mulheres estabeleceremos algumas ligações com autores como Joan Scott, Rosa Maria Bueno Fischer entre outros, os quais destacam a questão de gênero dentro da história.  Já Michelle Perrot, Mary Del Priore, Margareth Rago, Iranilson Buriti de Oliveira, Raquel Soihet nos ajudarão a pensar o lugar da mulher na história de Caicó.

Presidente - 336185 - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Externo à Instituição - MANOEL PEREIRA DA ROCHA NETO - UnP