Banca de DEFESA: SARAH KAROLINA SUCAR FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARAH KAROLINA SUCAR FERREIRA
DATA : 13/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/rpe-qext-abq
TÍTULO:

“APAIXONEI-ME DEVERAS [...] PELO ESTUDO DE PAPÉIS VELHOS”: OS USOSDO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NORTE-RIO-GRANDENSE NOSESCRITOS DE VICENTE DE LEMOS (1907-1912)


PALAVRAS-CHAVES:

Historiografia; Usos do passado; Construção do lugar; Rio Grande do Norte; Vicente de Lemos.


PÁGINAS: 213
RESUMO:

Esta dissertação objetiva compreender os usos do passado na construção do lugar norte-riograndense a partir dos escritos do intelectual pernambucano e sócio fundador do IHGRN,Vicente de Lemos, de 1907 a 1912. Esse recorte se justifica pelos escritos do intelectual: oprimeiro refere-se à publicação da coluna Papéis Velhos; o segundo diz respeito ao ano deimpressão do único livro do autor, intitulado Capitães-mores e Governadores do Rio Grandedo Norte. O ato de revolver os velhos papéis no início do século XX, nem de longe consistiuem uma atividade desinteressada. A Questão de Grossos teria sido o gatilho para a buscadocumental sistematizada no estado norte-rio-grandense. Assim, diante de tal empreitada, aocorrer os arquivos e ao paginar a empoeirada documentação, Lemos não somente selecionouos documentos interessantes para a história, como também definiu junto ao grupo dominante,Albuquerque Maranhão, qual história deveria ser contada. Por meio da escrita o ilustradosignificou o espaço estadual, mediante uso da história, atribuindo-lhe sentido e valor,transformando-o em lugar. Desse modo, o estudioso também contribuiu para fomentar umavisão de passado e um projeto de futuro. Dessa forma, para melhor entender esse intelectual,este trabalho debruça-se sobre sua sociabilidade, sobre sua atuação como historiador epolítico. Para compreender como a historiografia do letrado o ajudou a gestar o lugar norterio-grandense, esta pesquisa dedica-se a analisar os escritos dele, identificando ospersonagens, os fatos, ou seja, a versão do passado que pretendia contar. No que concerne àmetodologia, foi realizada por meio do levantamento documental, tabulação e análisequalitativa, quantitativa e indiciária de jornais, revistas, livros, Relatórios de Presidente deProvíncia e Governadores, almanaques e outros textos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Interno - 1280374 - RENATO AMADO PEIXOTO
Externo à Instituição - RODRIGO TURIN - UNIRIO
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 16:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao