Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUIZA DANTAS LINS

DISCENTE : MARIA LUIZA DANTAS LINS
DATA : 31/08/2022
LOCAL: meet.google.com/nyi-twiw-hwx

“Aprender para ensinar, conhecer para descobrir”: os ensinos de História nos cadernosde planejamento de uma professora em Natal (1990 a 1995).

.

O objetivo deste trabalho é compreender os elementos que constituem os ensinos deHistória, entre os anos de 1991 e 1992, presentes nos cadernos de planejamento daprofessora Ana Afra. No qual foram descobertos ao entrar em contato com NDM -Núcleo   de   Documentação   e   Memória   da   Educação   do   RN/IFESP-   Instituto   deEducação Superior Presidente Kennedy encontramos os cadernos de planejamento daprofessora, que são objetos da cultura escolar e registros cotidianos que revelam osensinos na capital do Rio Grande do Norte. A metodologia que será desenvolvida ébaseada na análise histórica da coleção de cadernos de planejamento, que atuou narede básica de ensino na  cidade   do  Natal-RN em  diversas   escolas   da região.   Oencontro com os cadernos escolares de planejamento de uma professora delimita apesquisa ao ratificar a necessidade de escrever narrativas que revelam a diversidadede   ensinos   e   de   como   se   aprende   História   na   cidade   de   Natal,   levando   emconsideração os debates existentes dentro do campo para extrapolar uma construçãohistoriográfica dicotomizada que é limitada a produções sobre um ensino tradicional einovador, presos com uma documentação Oficial.

Interna - 3216927 - FABIULA SEVILHA DE SOUZA
Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS