Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS DA SILVA TENORIO

DISCENTE : THAÍS DA SILVA TENORIO
DATA : 03/04/2019
LOCAL: Auditório A do CCHLA

ESQUADRINHANDO A NAÇÃO: a formação da identidade nacional em A Independência do Brasil em quadrinhos (1972)

Identidade – Nação – Histórias em Quadrinhos

Esta dissertação tem como proposta analisar de que forma as histórias em quadrinhos (HQs) produzidas pela Editora Brasil América (EBAL) estavam articuladas com o Estado no processo de formação da identidade nacional no período de 1950 a 1970. Dentre as ferramentas utilizadas para dar corpo aos discursos identitários nacionais, os quadrinhos ocuparam um lugar de destaque devido a um movimento de pedagogização das HQs, no qual algumas destas eram encaminhadas para as escolas no intuito de auxiliar o aluno a compreender a história do seu país. Nesse interim, para compreender esse processo de formação e difusão da identidade, faremos uso de uma bibliografia sobre imagem, identidade e formação de uma nação, periódicos e histórias em quadrinhos nacionais. Em seguida, partiremos para um estudo de caso da publicação A Intendência do Brasil em Quadrinhos, publicada em 1970 pela EBAL, buscando perceber a importância dessa publicação na legitimação dos processos identitários após o Golpe de 1964.

Presidente - 1280374 - RENATO AMADO PEIXOTO
Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR