Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO ROBERTO BOTELHO MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SERGIO ROBERTO BOTELHO MIRANDA
DATA : 30/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório B - CCHLA
TÍTULO:

A BUSCA PELA ASCENSÃO SOCIAL: PADRÕES CULTURAIS COMPORTAMENTAIS DE CORRUPÇÃO DAS CLASSES PERIFÉRICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO NA FILMOGRAFIA DA COMPANHIA CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ NO PERÍODO DE 1949 A 1954.


PALAVRAS-CHAVES:

Cinema; Cultura; Espaços; Modernidade; Identidade; Ascensão Social; Desigualdade Social.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O presente trabalho analisa os padrões de comportamento ilícitos apresentados pelos protagonistas constituintes das classes periféricas e da classe média da cidade de São Paulo apresentados na filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz no período de 1949 a 1954. Destaca a dicotomia entre os personagens periféricos com os das elites econômicas da metrópole paulista, estes retratados como símbolos da cidadania e da ética. Trata o espaço da capital paulistana como o centro da modernidade e das oportunidades empreendedoras do país; da celebração, através das instituições públicas e privadas, daquela cidade como o palco da ascensão social através do poder aquisitivo econômico. A historiografia a respeito da Companhia destaca sua importância na projeção da metrópole paulistana como o centro da modernidade brasileira, mas que também foi um palco de profundas desigualdades sociais. Estas desigualdades e contradições põe em questão o que significou a modernidade da metrópole paulista na década de 1950, configurado num movimento ideológico no qual a nacionalidade e a identidade estavam configuradas nos padrões do empresariado local, o qual produzira instituições de cultura e de saber para auto intitularem-se os detentores do progresso e do desenvolvimento no país.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Presidente - 1149464 - HELDER DO NASCIMENTO VIANA
Interno - 1088824 - RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 29/08/2018 09:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao