Banca de DEFESA: LEDA VIRGINIA BELARMINO CAMPELO

DISCENTE: LEDA VIRGINIA BELARMINO CAMPELO
DATA: 15/09/2014
LOCAL: C4, setor II de aulas

História para “ver” e entender o passado: Didática da História, cinema e livro didático no espaço escolar

Espaço escolar; Didática da História; Cinema; PNLD.

ÁREA: História

O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar e analisar a utilização do cinema no espaço escolar, mais precisamente, no ensino de História, a partir da perspectiva teórica do historiador alemão Jörn Rüsen e, assim, tentar observar em conjunto com os pressupostos da Didática da História, elementos como os usos públicos que são feitos da história pelo cinema. Neste sentido, a investigação das proposições de filmes encontrados nos livros didáticos de História, oferecem caminhos para compreensões acerca dos impactos causados pela narrativa cinematográfica na aprendizagem histórica, sendo essa, uma aprendizagem que ocorre, também, na vida cotidiana dos alunos, e não apenas no espaço escolar. Para tanto, foram utilizados os livros didáticos presentes no Memorial do Programa Nacional do Livro Didático, aprovados nas edições dos PNLD/2005 e PNLD/2008. Para a realização desse diagnóstico utilizamos, além dos livros, os Editais de Convocação e os Guias do Livro Didático do PNLD como forma de compreendermos como se realizam as discussões e recomendações teóricas e metodológicas acerca das potencialidades da narrativa cinematográfica para as aulas de História e as possíveis aproximações destas com a teoria da história.

Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Externo à Instituição - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA - UFS