"OS USOS E FUNÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA NA DISCIPLINA “CULTURA DO RN”: EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE NORTE-RIO-GRANDENSE".
Ensino de História – disciplina “Cultura do RN” – identidade norte-rio-grandense.
Quais os usos e funções do ensino de História na vida dos sujeitos? A partir disso, como os currículos escolares estão sendo pensados? Quais os elementos simbólicos e disputas que estão envolvidas nesse processo? Partindo desses questionamentos, a presente pesquisa busca problematizar os usos e funções do ensino de História em relação à construção ou definição de uma identidade norte-rio-grandense. Para tanto, utilizaremos a disciplina “Cultura do RN” percebendo-a enquanto uma política de estado que objetiva levar ao conhecimento dos agentes escolares expressões culturais que estão ligadas a uma identidade potiguar. Desse modo, investigaremos as narrativas que foram selecionadas, organizadas e produzidas diante do processo de institucionalização da disciplina no ano de 2007 e que modificou a estrutura curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.