Banca de DEFESA: CLAUDIA MEDEIROS DE ARAUJO

DISCENTE: CLAUDIA MEDEIROS DE ARAUJO
DATA: 30/08/2013
LOCAL: C4, setor II de aulas

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA TOPONÍMIA URBANA DE CAICÓ- RN

Toponímia – lugar – espaço – gênero - Caicó

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História

Este trabalho busca realizar uma investigação a respeito das relações entre identidades de gênero e a toponímia da cidade de Caicó. Para isso, discutiremos o porquê dos lugares serem nomeados, a prática de nomear os lugares, como também discutiremos o processo de escolha dos nomes dos bairros, ruas e praças da cidade. Desse modo, investigaremos as mudanças espaciais na cidade de Caicó desde sua formação, como vila, até a década de 1970. Esse recorte temporal foi escolhido com o objetivo de discutirmos o processo toponímico da cidade, além de termos verificado que os locais e logradouros públicos de Caicó com denominações femininas só surgiram a partir da segunda metade da década de 1960 e início dos anos 1970. Nesse sentido, optamos por investigar quem foram as primeiras mulheres caicoenses que tiveram seus nomes instituídos no espaço urbano; porque as mulheres só passam a ser homenageadas a partir da década de 1960; qual a  importância e localização dos espaços que foram batizados com os nomes femininos; e que imagens de gênero estão  presentes nessas homenagens.

Presidente - 336185 - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Externo à Instituição - MANOEL PEREIRA DA ROCHA NETO - UnP
Interno - 350694 - MUIRAKYTAN KENNEDY DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 15/08/2013 09:12