VIAJANDO EM TRANSE: INOVAÇÃO E DESTRUIÇÃO CRIATIVA NO SEGMENTO DAS AGÊNCIAS E OPERADORAS DE VIAGENS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Turismo. Agências e operadoras de viagens. Destruição Criativa. Pandemia.
As discussões acerca da inovação e destruição criativa no segmento das agências e operadoras de viagens em tempos de pandemia são primordiais para entender a retomada da atividade turística diante da crise do covid-19 o qual o setor foi diretamente afeado. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como a inovação e destruição criativa é percebida e implementada no segmento das agências e operadoras de viagens em tempos de pandemia, e como objetivos específicos identificar as características gerenciais e estruturais das agências e operadoras de viagens e turismo do Rio Grande do Norte; (tamanho da empresa, tempo de existência, atuação), descrever os processos e transformações enfrentados pelas agências e operadoras de viagens ao longo e a crise sistêmica da pandemia, identificar as inovações gerenciais e estratégicas adotadas pelas empresas para manutenção e crescimento, apresentar os pontos de rupturas e mudanças que requerem mudança de postura e ação das empresas. O estudo é exploratório, com método de análise qualitativo feito através de visitas in loco, e através de entrevistas com questionários semiestruturados, Como técnica de análise de dados foi feita análise de conteúdo de Bardin (2009). O universo da pesquisa abordado é empresas do Rio Grande do Norte credencias na AMBAV E CADASTUR. Desta forma, chegou-se a 450 empresas. Como não será possível pesquisar todos os elementos, pelo fato do tempo hábil, estabeleceu-se dentro da população estudada uma amostra não probabilística por conveniência, que abrangera entre 8 a 10 agencias e 1 a 3 operadoras, que se disporem a colaborar com a pesquisa. O trabalho consiste em um estudo em andamento que tem como principal hipótese a implementação da teoria destruição criativa do autor Schumpeter como principal estratégia das empresas no período de pandemia.