Gestão de Pessoas. Tecnologia da Informação e Comunicação. Setor Hoteleiro.
À medida que a globalização e os avanços tecnológicos forçam a gestão de pessoas a adotar modelos competitivos, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) permite modernizar a área, reconfigurando sua estrutura de trabalho. Nesse contexto, as práticas de gestão de pessoas são inovadas, eliminando-se funções operacionais, passando a atuar estrategicamente. O presente estudo se propõe a compreender como as TICs são utilizadas para conduzir os processos de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Natal (Rio Grande do Norte). Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Para atender ao objetivo proposto, pretende-se utilizar a metodologia de estudo de casos múltiplos, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. O público-alvo será composto pelos responsáveis por gerir a área de gestão de pessoas em hotéis de grande porte. Os dados coletados serão analisados através da técnica de análise de conteúdo, com auxílio de um software para análise de dados qualitativos. Acredita-se que com os resultados seja possível ampliar o conhecimento sobre o uso dessas aplicações no setor hoteleiro, melhorando a qualidade dos serviços, através de um melhor desempenho humano e práticas de gestão de pessoas.