Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE LIVIA MOLLA DE VASCONCELLOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE LIVIA MOLLA DE VASCONCELLOS
DATA: 24/07/2012
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 19 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

O TEATRO DO OPRIMIDO: Uma Contribuição na Formação do Leitor TDAH.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Teatro do Oprimido. TDAH. Leitura.

Key-Words: Theatre of the Oppressed. ADHD. Reading.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

RESUMO: O Foco desse trabalho é a formação do leitor TDAH. Investiga-se nessa pesquisa a contribuição do Teatro do Oprimido para a formação do leitor TDAH. Tem-se como objetivo o uso de técnicas, exercícios e jogos teatrais que buscam solucionar problemas relacionados à dificuldade de aprendizagem, em especial a leitura. Questiona-se inicialmente: Quem é o leitor TDAH? Quais são as dificuldades que interferem na aprendizagem? Por que o uso do Teatro do Oprimido? O teatro contribui para a formação do leitor TDAH? Aponta-se para a importância do teatro como método terapêutico à medida que dinamiza, viabiliza e desenvolve a aprendizagem, a espontaneidade e a criatividade; assim como promove sua inserção social. É uma pesquisa qualitativa, pois se aprofunda no mundo dos significados das ações e relações humanas. Tem fins explicativos, visando esclarecer quais os fatores que contribuem de alguma forma para a ocorrência do transtorno. Utiliza-se como metodologia uma revisão bibliográfica que permite dialogar com autores como: Augusto Boal (1996) teatrólogo brasileiro e criador do Teatro do Oprimido e principalmente da técnica do Arco-Íris do desejo que fundamenta essa pesquisa; Moreno (1984) pai do psicodrama que traduz o transtorno e as dificuldades de aprendizagem a nível emocional e psicológico; Spolin (2005) que lida com a questão dos jogos teatrais na sala de aula; entre outros autores que de uma forma ou de outra enriqueceram esse trabalho.

ABSTRACT: The focus of this work is the formation of the reader ADHD. This study investigates the contribution of the Theatre of the Oppressed for the formation of the reader ADHD. It has been aimed at the use of techniques, theater games and exercises that seek to solve problems related to the difficulty of learning, particularly reading. We question first: Who is the reader ADHD? What are the difficulties that interfere with learning? Why is the use of Theatre of the Oppressed? The theater contributes to the formation of the reader ADHD? They point to the importance of theater as a therapeutic method as streamlines, makes and develops learning, spontaneity and creativity, and promotes social integration. It is a qualitative research, as it delves into the world of actions and meanings of human relationships. It has explanatory purposes, aiming to clarify the factors that contribute somehow to the onset of the disorder. It is used as a literature review methodology that allows dialogue with authors such as Augusto Boal (1996) Brazilian playwright and creator of Theatre of the Oppressed and especially the technique of the Rainbow of desire that underlies this research; Moreno (1984) father of psychodrama that reflects the disorder and learning difficulties to emotional and psychological level; Spolin (2005) that deals with the issue of theater games in the classroom, among other authors who in one way or another enriched this work.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Interno - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Presidente - 2306291 - TASSOS LYCURGO GALVAO NUNES
Notícia cadastrada em: 04/07/2012 10:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao