Banca de DEFESA: LAURICE MARIA MAIA DE LUCENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LAURICE MARIA MAIA DE LUCENA

DATA: 23/09/2010

LOCAL: Sala 25

TÍTULO:

O Ator-Dançarino e sua Dança Fluida: Energia e Pré-Expressividade


 


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS CHAVE: Energia, Pré-expressividade, Dança, Teatro.

KEYWORDS: Energy, Pre-expressivity, Dance, Theatre.


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Artes

SUBÁREA: Teatro

ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral

RESUMO:

RESUMO: A pesquisa tem por objetivo o estudo da arte do ator-dançarino, delimitando seu campo em torno da energia cênica do artista, acreditando que o trabalho sobre tal elemento nos leva à criação de uma arte mais fértil e orgânica, ou seja, mais próxima da vida, como nos falava Antonin Artaud. Nosso intuito é ampliar o seu entendimento no contexto do teatro, partindo do terreno da Antropologia Teatral, desenvolvida por Eugênio Barba, tecendo relações com a Bioenergética, de Alexander Lowen, enfatizando a ideia de um corpo energeticamente vibrante. No que diz respeito à metodologia, no decorrer do seu processo, a pesquisa adquiriu uma natureza prioritariamente teórica e qualitativa. O espaço processual em que é possível experienciar o trabalho de preparação do ator e os seus significados para o atuar cênico foi onde nos debruçamos neste estudo, o que ratifica o caráter qualitativo da nossa investigação. Ao analisar o potencial de energia do artista cênico como algo perceptível e presente no corpo, possibilitamos a realização de um trabalho inserido em uma tendência contemporânea de valorização do sujeito sensível, atuante e inteiro, permitindo a busca de caminhos que levem ao reencontro com uma arte mais próxima do ritual. Acredito e busco, em meu treinamento de atriz, a realização de um teatro que se aproxime da atmosfera ritualística, mais especificamente no que tange às percepções no momento criativo aqui denominado de dança fluida, que ocorre durante um estado de dilatação corporal, em que se percebe a energia do corpo fluindo na realização de movimentos liberados, extracotidianos. Surgem daí algumas questões. São elas: Como a energia se desenvolve no corpo humano? Como podemos pensar criticamente sobre o trabalho de dinamização das energias do artista cênico? Que elementos presentes nesta dinamização das energias do artista cênico possibilitam uma atuação cênica em nível mais orgânico? É possível compreender aspectos espirituais e ritualísticos da existência corporal desse artista cênico como parte integrante de sua atuação orgânica? Norteamos estas questões estabelecendo um diálogo com autores que de algum modo tangenciam uma discussão em torno da preparação do ator na cena contemporânea como Eugênio Barba, Luiz Otávio Burnier, Alexander Lowen e Johan Huizinga. Este último, através das idéias que apresenta em torno do jogo, nos permitiu transitar de modo mais consistente entre os nossos principais campos de estudos, a Antropologia Teatral e a Bioenergética. Por fim, podemos afirmar que este é um estudo que nos permite, sobretudo, constatar a importância da realização de trabalhos corporais voltados para a dinamização de suas energias, seja através de um método psico-corporal, como a Bioenergética, ou por meio de determinados procedimentos técnicos já identificados e discutidos no campo do Teatro. Uma prática sobre as energias ocasiona uma renovação do fluxo da vida do corpo, e, nesse sentido, acreditamos que isto pode favorecer a qualidade do trabalho artístico do ator no que se refere à sua presença em cena, ampliando sua disponibilidade corporal, aguçando seus sentidos, bem como despertando o seu potencial criativo.

 

ABSTRACT: The research aims to study the art of the actor-dancer, defining their energy field around the scenic artist, believing that the work on this element leads to the creation of an art more fertile and organic, that is, closer to life, as we talked Antonin Artaud. Our purpose is to broaden their understanding in the context of the theater, leaving the land of Theatre Anthropology, developed by Eugenio Barba, weaving relationships Bioenergetics, Alexander Lowen, emphasizing the idea of a vibrant body energetically. With respect to methodology, in the course of its process, the research took a nature primarily theoretical and qualitative. The procedural area where you can experience the preparation work of the actor and their meanings for the scenic work is where we focus in this study, which confirms the qualitative character of our investigation. When analyzing the potential energy of the performing arts as something tangible and present in the body, make possible the realization of a work entered into a contemporary trend of appreciation of the sensitive subject, an active and wide, enabling the search for paths that lead to a reunion with Art closer to the ritual. I believe and I seek in my training as an actress, performing in a theater that approaches the ritualistic atmosphere, specifically in regard to perceptions in the creative moment here called dance fluid, which occurs during a state of expansion body, which perceives the body's energy flowing in performing movements released, not daily. There arise some questions. They are: How energy develops in the human body? How do we think critically about the work of boosting the energies of the performing arts? What elements present in this dynamic energies of the scenic artist scenic allow a performance in a more organic? You can understand spiritual and ritualistic aspects of the existence of this body performing arts as integral parts of their performance organic? Guided these issues by establishing a dialogue with the authors that somehow touch on a discussion on preparation of the actor in the contemporary scene as Eugenio Barba, Luiz Otávio Burnier, Alexander Lowen and Johan Huizinga. The latter, through the ideas that presents around the game, allowed us to pass more consistently among our main fields of studies, Theatre Anthropology and Bioenergetics. Finally, we can say that this is a study that allows us, especially noting the importance of carrying out bodywork geared to boosting your energy, either through a method psycho-corporal, as bioenergetics, or through certain technical procedures have been identified and discussed in the field of Theatre. A practice on the energy flow causes a renewal of the life of the body, and in that sense, we believe that this can promote the quality of the artwork of the actor with regard to their stage presence, broadening its availability body, sharpening your senses and awakening their creative potential.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO
Externo à Instituição - LENIRA PERAL RENGEL - UFBA
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 09/09/2010 13:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao