PALCO – TERREIRO – QUARTEL: caminhos da autodisciplina do ser-artista
Candomblé; Militarismo; Artes Cênicas; Disciplina; Autodisciplina
Esta dissertação se propõe a investigar a relação entre a disciplina e a formação para a autodisciplina como um
processo decorrente de uma imersão em sistemas hierarquizados e monitorados; subsidiário à este objetivo
pretendemos comparar como esse processo de construção da disciplina se dá em dois sistemas sociais, externos às
Artes Cênicas, bastante monitorados e hierarquizados, mas percebidos pela sociedade como bastante diferentes: o
Candomblé e o militarismo; e, por fim, observar como se dá a comparação nesses três cenários entre a
modelação/formação disciplinar das atitudes a partir da disciplina do corpo no Método Dança-Educação Física. Uma
investigação qualitativa com viés dedutivo tendo por corpus documental as obras: Humbê do Babalorixá Caccioli de
Ayrá (2020), Manual de Ordem Unida do Exército Brasileiro (BRASIL, 2019), e o Método Dança-Educação Física
do Professor Dr. Edson Cesar Ferreira Claro (1995). Tendo por referencial teórico o pós-estruturalismo de Michel
Foucault. O trabalho encontra-se dividido em: Prólogo, Atos e Epílogo.