Banca de DEFESA: RENAN CARLOS MEDEIROS DA SILVA

DISCENTE : RENAN CARLOS MEDEIROS DA SILVA
DATA : 30/08/2021
LOCAL: Departamento de Artes/UFRN

ROTEIRO PERFORMATIVO: CIRCUITO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DO PROFESSOR-PERFORMER

professor-performer; roteiro performativo; performance arte; cartografia; work in process.

Esta pesquisa-intervenção dialoga com o híbrido professor-performer no processo de criação de uma prática denominada roteiro performativo. Realizada com turmas do ensino básico fundamental e médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Natal – RN), as intervenções no corpo escolar foram apresentadas na jornada Nuvem de Partilhas – O Chão no Qual Pisamos (2019), realizada na escola pelo LABPerformance (Laboratório de Performance e Teatro Performativo - UFRN). Estruturada em formato de material educativo, apresenta quatro cadernos dissertativos compostos pelos roteiros performativos das ações pedagógicas presentes no catálogo do evento; colagens e fotografias; mídias e textos escritos durante a sua realização. No caderno Lousas: o pensamento em arte na prática do professor-performer, há um diálogo sobre o trajeto de composição dos projetos de performance e como eles partiram do conteúdo em arte ensinado em sala de aula para o conjunto de roteiros performativos criados nesta pesquisa. Em um segundo momento, o caderno Cartografias: configurações para os elementos corporais da performance, expõe as intervenções que surgiram nessas vivências entre o professor- performer e o corpo discente por meio de visualizações de mapas, linguagens e afetos. O terceiro caderno, Roteiro Performativo: laboratórios pedagógicos em práticas work in process, tem a finalidade de perceber como o professor-performer opera a criação coletiva de um roteiro performativo, ele consiste em uma reflexão dos acionadores performativos do corpo imerso em laboratórios work in process e quais elementos compõem a sua escrita. Há o Roteiro Performativo: circuito de ações pedagógicas em performance, onde são publicadas as 30 práticas criadas nesta pesquisa. Ele pode ser consultado em qualquer momento da leitura e é um convite ao leitor para ativá-las por meio da experiência. Portanto, ao fomentar no espaço da escola pública poéticas particulares conectadas intimamente ao seu trajeto pessoal fora dela, o roteiro performativo se constitui como expressão dos questionamentos que professores e alunos trazem para a sua formação. As diferentes formas de ancoragem do desejo nos processos subjetivos das diferentes identidades do corpo escolar produziram o exercício da linguagem artística para dar corpo aos impulsos gerados, de acordo com os valores expressos nos direitos humanos.

Presidente - 1672505 - NAIRA NEIDE CIOTTI
Interna - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO