Banca de DEFESA: PRICILA MORAIS DE FREITAS

DISCENTE : PRICILA MORAIS DE FREITAS
DATA : 30/08/2021
LOCAL: Google Meet

TOCADOS PELA DANÇA, DANÇANDO PELO TOQUE : EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO DA ESCOLA DE ARTE E CULTURA PRO-ARTE – GUAMARÉ-RN

dança; tocar; ensino; experiência.

O presente trabalho busca discutir sobre a importância do tocar no contexto do ensino da dança dialogando com algumas práticas corporais que utilizam o toque como referência, tais como o Contato Improvisação de Steve Paxton e a Eutonia de Gerdar Alexander. A abordagem metodológica tem como base a Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e parte das experiências vividas pela pesquisadora e por seus alunos da Escola de Arte e Cultura PRO-ARTE da cidade de Guamaré-RN-Brasil. Para a discussão se aproxima de autores como: Ashley Montagu, Maturana e Varela, Jorge Larrosa, Karenine Porpino, Petrucia Nóbrega, dentre outros. As reflexões apontam para possibilidades de ensinar dança partindo das sensações proporcionadas pelo tocar e consideram que o toque na pele também atravessa o invisível sendo capaz de despertar a consciência do indivíduo para sua dança. Embora a origem sensorial do toque seja percebida na pele, suas consequências vão além do que é sentido pelo tato e pelo visível, e favorece a sensibilização para a criação em dança.

Externa à Instituição - CAROLINA ROMANO DE ANDRADE - UNESP
Presidente - 566.130.674-15 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO - UFRN
Interna - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES
Notícia cadastrada em: 12/08/2021 14:57