Banca de DEFESA: ADRIANO ANDRÉ ROSA DA SILVA

DISCENTE : ADRIANO ANDRÉ ROSA DA SILVA
DATA : 05/07/2021
LOCAL: Google Meet

Coreoedição: fluxo criativo na videodança

Coreoedição. Videodança. Cinema. Cinestesia. Dança.

Esta pesquisa é fruto coreográfico das imagens que movem a coreoedição e sua poética em diálogo com a dança e o cinema, revelados nos processos de montagem e edição: quadros, planos e técnicas que se fazem presentes no gesto do corpo cinestésico para produção de imagens digitais de forma interativa na construção da videodança. Se enquadra em uma metodologia qualitativa, tendo como objetivo ampliar a pesquisa em dança e tecnologia por meio de produção prática e teórica, articulando conhecimentos acerca de técnicas do cinema, a partir dos autores Sergei Eisenstein (2002) e Andrei Tarkovsky (1998), tais como a dialética da montagem do cinema soviético, o plano-sequência, e a poética dos elementos expressos na cena do filme e como estes podem ser utilizados na coreoedição. Para tal, a presente pesquisa busca ainda refletir acerca das contribuições da cineasta Maya Deren (1960) por meio do coreocinema, buscando também refletir sobre os processos coreográficos através do corpo e da imagem em movimento dialogando com os recursos de filmagem. Faz-se relevante ainda o diálogo com duas autoras que consideram a edição uma forma de coreografia: Gretchen Schiller (2003) e Karen Pearlman (2009). Pretende-se também olhar para o desenvolvimento de videodanças no Brasil, cuja perspectiva foi ampliada nos últimos dois anos devido ao isolamento social da Covid-19, aproximando diversos artistas da dança e ampliando a criação dessa linguagem no país. Ademais, apresenta um percurso artístico-docente através da criação em videodança e uma descrição metodológica do processo de orientação da residência artística Coreoedição: fluxo criativo na videodança, desenvolvido pelo CenaUniversidade (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco), bem como as videodanças coreoeditadas por artistas de Natal/RN e Recife/PE. Por fim, aponta a videodança e a coreoedição como uma possibilidade do corpo e do coreoeditor se expressarem através dos recursos tecnológicos da filmagem e edição, compartilhando poéticas.

Externo à Instituição - GUILHERME BARBOSA SCHULZE - UFPB
Interna - 566.130.674-15 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO - UFRN
Presidente - 1754349 - PATRICIA GARCIA LEAL
Notícia cadastrada em: 24/06/2021 14:03