IX REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE

A ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas) em parceria com o PPGArC realiza de 27 a 30 de setembro na UFRN a sua IX Reunião Científica. O evento, um dos maiores em artes cênicas no país, congregará mais de 300 pesquisadores e professores para refletir acerca dos rumos da pesquisa e da pós-graduação em Artes Cênicas no Brasil. Ao completar 19 anos, a ABRACE confirma, pelo volume e a qualidade das pesquisas apresentadas em seus eventos, a existência de um pensamento consolidado e o papel fundamental da entidade no fomento e fortalecimento da pesquisa na área em nível nacional.

O tema desta edição é “Diversidade de Saberes: As Artes Cênicas em diálogo com o Mundo” e pretende pensar o diálogo com a América Latina, com as culturas africanas, indígenas, europeias e asiáticas, valorizando a diversidade de identidades e saberes.

Além dos debates, reuniões de grupos de trabalho, fóruns e assembleias, os congressistas poderão acompanhar vários espetáculos e ações culturais durante o período por meio de uma parceria inédita com o Grupo Clowns de Shakespeare e outros coletivos teatrais da cidade. A reunião ocorrerá em paralelo ao festival O Mundo Inteiro é um Palco. Essa parceria permitiu, por exemplo, a vinda de um dos mais destacados grupos teatrais da América do Sul, o Malayerba, do Equador, que apresentará as peças Nuestra Señora de las Nubes, no dia 26/9 às 21 horas e La Razón Blindada, no dia 29/9, em duas sessões, às 19 e 21 horas, no Barracão dos Clowns.

A abertura do evento será no Anfiteatro da UFRN com a comédia A Casatória c’a Defunta da Cia Pão Doce de Mossoró/RN, às 20 horas, e com entrada franca. Integram ainda a programação artística do festival espetáculos como Basta Ter a Coragem da Gaya Dança Contemporânea, Danação com Eduardo Moreira do Grupo Galpão (28/9) e A invenção do Nordeste do Grupo Carmin (30/9). Em diferentes palcos natalenses revezam-se grupos da Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, além do Rio Grande do Norte.

Entre os palestrantes estarão os professores John Dawsey (USP), o Hekura-pajé Carlos Fernandes (tribo Yanomami da aldeia Maturacá, Amazonas) e o premiado dramaturgo equatoriano Arístides Vargas. Encerrando a reunião, no dia 30 de setembro, haverá um cortejo com os grupos de Cultura Popular da Vila de Ponta Negra (Bambelô, Congos de Calçola, Pastoril, Lapinha e Coco) com saída de frente à Igreja de São João Batista, às 17 horas.

Do ponto de vista acadêmico, as apresentações de trabalhos científicos serão em open space e se dividirão em três eixos temáticos: 1) Saberes Artísticos e Processuais: no qual será discutida a relação entre os saberes artísticos e a cultura, a sociedade e as identidades, abrindo espaço para diálogos interculturais e transdisciplinares; 2) Saberes Acadêmicos e Interculturais: enfocando os saberes produzidos dentro do espaço acadêmico em diálogo com o meio cultural, social, político e filosófico e 3) Saberes da Terra e Identidades: em que se refletirá acercadas culturas tradicionais, dos povos ameríndios, africanos e demais etnias que compõem a identidade brasileira, além dos conhecimentos inviabilizados pelo processo de colonização e perpetuados dentro das políticas neoliberais. O eixo abordará também as questões referentes às políticas de gênero. 

Segue em anexo a programação completa.

 

Att.

Coordenação do Programa de Pós-Graduaçaõ em Artes Cênicas da UFRN

Notícia cadastrada em: 25/09/2017 19:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao