Banca de QUALIFICAÇÃO: ABRAÃO LINCOLN ROSENDO FRAZÃO

DISCENTE : ABRAÃO LINCOLN ROSENDO FRAZÃO
DATA : 06/06/2017
LOCAL: Departamento de Artes - Sala 38D

O Papel do “Encontro com o Artista” na formação do sujeito espectador.

Ensino de Teatro; Espectador; Artes Cênicas

O Tema do presente trabalho pretende abordar aspectos da formação do aluno espectador no contexto da Escola de Ensino médio, por meio da apreciação de espetáculos teatrais. Essa abordagem propõe um objetivo didático-pedagógico que está inserido na ideia de perceber como esse educando pode tornar-se sujeito crítico e autônomo, ao participar do evento cênico, enquanto plateia e debatedores da cena. O espaço de trabalho é o IFRN Campus Macau e os Espetáculos teatrais abordados foram: “Sobre Asas e Abismos” e “Psi – Quando a loucura passa como sanidade” (Confraria da Cena), “Máquina para Ícaro” e “Um pequeno das estrelas” (CIA Cênica Ventura). No recorte desse trabalho realizado, ressaltamos os alunos do 2º ano do ensino médio. Como referencial teórico, trazemos a Abordagem Triangular (BARBOSA, 2010 ), Diálogos epistemológicos (ARAÚJO, 2010), a Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996), a Pedagogia do Espectador (DESGRANGES, 2010), a Análise de Espetáculos (PAVIS, 2011), a Pesquisa Participante (BRANDÃO, 1999), o Drama (CABRAL, 2006) e Corporeidades  (NÓBREGA, 2016) . A Abordagem metodológica em questão, busca dentro de uma ótica da pesquisa participante, investigar esse processo educativo, com seus diferentes: artista, professor/mediador e plateia. Foram promovidos debates após os espetáculos, como também questionários e rodas de conversa, a fim de promover a socialização e reflexão sobre os saberes discutidos em sala de aula. Dessa forma, através dos diálogos vivenciados, foram abordados os elementos básicos do teatro relevantes para a composição de cada peça teatral em questão. Pretende-se com essa Pesquisa, compreender e refletir sobre a formação de alunos do Ensino Médio no IFRN Macau, dentro do universo o Ensino da Arte, como agentes apreciadores e sujeitos críticos do espetáculo cênico, estimulando a autonomia, a estesia frente às vivências proporcionadas pela fruição das Artes Cênicas, no contexto da educação.

Presidente - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA