Banca de DEFESA: ANA LUIZA PALHANO CAMPOS SILVA

DISCENTE : ANA LUIZA PALHANO CAMPOS SILVA
DATA : 30/01/2017
LOCAL: DEART UFRN SALA 38D

O CENOTEC/UFRN:estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro

Ensino de Teatro. Cenografia. Formação docente. CENOTEC

Esta dissertação possui como tema de estudo o papel do ensino de Cenografia na formação do professor de Teatro. Nesse sentido, buscou-se apresentar uma análise sobre a proposta de formação em Cenografia ofertada pelo Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena - CENOTEC aos alunos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, utilizando os métodos e as técnicas do estudo de caso como observação participante, entrevistas, questionários e análise de documentos e registros (fotográficos e cinematográficos), visou refletir como esse laboratório contribui para a formação do professor de Teatro nesta universidade, quais ações pedagógicas desenvolve e quais os desafios enfrenta. Para a construção desta análise, a pesquisa dialoga com autores como Pâmela Howard (2009) e Mickinney e Butterworth (2009), na discussão sobre Cenografia e suas transformações nos séculos XX e XXI, além de Araújo (2005), Freire (2010), Leite (1996), Salles (2012) e Alves (2006) no debate sobre ensino de Cenografia e formação de professores. Portanto, por meio desta investigação, busca-se difundir e ampliar as discussões sobre os aspectos pedagógicos do ensino de Cenografia para além dos aspectos técnicos no campo da Pedagogia Teatral.

Presidente - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interno - 2329999 - MELISSA DOS SANTOS LOPES