Banca de DEFESA: JEFFERSON MELO DE ARAUJO

DISCENTE : JEFFERSON MELO DE ARAUJO
DATA : 14/10/2016
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ARTES

REFLEXÕES SOBRE A DANÇA CORAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: POR UM COMPOR COMPARTILHADO.

Educação escolar; Dança coral; composição.

A presente pesquisa busca uma reflexão sobre o movimento coral proposto pelo estudioso de Rudolf Von Laban. A discussão foca a possibilidade de trabalhar essa proposição no âmbito escolar em uma experiência desenvolvida em uma escola pública com um grupo de crianças em Projeto pedagógico. Trata-se assim de um estudo de natureza qualitativa que conjuga a narrativa da trajetória docente, pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O objetivo foi analisar os aspectos artísticos-estéticos-pedagógicos da proposição da Dança Coral, evidenciando elementos de sua poética e compor uma reflexão a partir da relação entre os conceitos estudados e a vivência compartilhada com os alunos no processo de sensibilização e composição em Dança na escola. As relações tecidas nas reflexões que a poética da aprendizagem da Dança Coral propicia um processo de aguçamento focal de percepções da dança, processo ativado pela ludicidade, pela improvisação dirigida, pelo diálogo intercorporal, contribuindo para uma memória de sensibilização inicial em dança, considerando os desafios do contexto escolar em sua dinamicidade, ampliando as percepções e repertórios dos participantes em um processo educativo, artístico e estético, implicando as dimensões individual e social no compor da aprendizagem.

Presidente - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA