Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON MELO DE ARAUJO

DISCENTE : JEFFERSON MELO DE ARAUJO
DATA : 09/09/2016
LOCAL: Departamento de Artes - Sala 38D

Reflexões sobre a Dança Coral na educação escolar: por um compor compartilhado.

Educação escolar; Dança coral; composição.

A presente pesquisa em andamento busca uma reflexão sobre o movimento coral proposto pelo estudioso de Rudolf von Laban. A discussão foca a possibilidade de trabalhar essa proposição no âmbito escolar em uma experiência desenvolvida em uma escola pública com crianças. Trata-se assim de um estudo de natureza qualitativa que conjuga a narrativa da trajetória docente, pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O objetivo é discutir o processo de sensibilização inicial em dança de modo compartilhado. Os resultados obtidos do estudo estão em estado de apuração e análise crítica em relação aos conceitos explorados na dança coral. Esse substrato teórico-prático por ora semi-estruturado permite apontamentos preliminares: as relações tecidas até então tem mostrado que a poética da aprendizagem da dança coral propicia um processo de aguçamento focal de percepções da dança, processo ativado pela ludicidade, pela improvisação dirigida, pelo diálogo intercorporal, contribuindo para uma memória de sensibilização inicial em dança, mesmo com todos os desafios do contexto escolar em sua dinamicidade, ampliando as percepções e repertórios em um processo educativo e artístico, implicando as dimensões individual e social.

Presidente - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA