ENTRE ECOS E NARCISOS: estudo de caso sobre a prática teatral com adolescentes como atividade extracurricular numa escola de nível médio”
Palavras-Chave adolescente, teatro, projeto extracurricular, empoderamento, protagonismo
Key-Words: teenager, theater, extracurricular project, empowerment, protagonism
Esta dissertação tem como tema de estudo, o ensino de teatro e suas implicações na vida dos adolescentes no mundo contemporâneo. Analisa um projeto extracurricular intitulado “A arte dramática na construção da cidadania”, que foi desenvolvido na Escola Estadual Berilo Wanderley, Natal/RN, entre os anos de 1999 e 2005, com estudantes adolescentes do Ensino Médio. Trata-se de um Estudo de Caso cujo objetivo é compreender “como” e “por que”, eles/elas optaram pelo fazer teatral desvinculado da grade curricular e ao concluírem o ensino básico, alguns deles/delas continuaram desenvolvendo a prática artística naquela escola e passaram a participar ativamente do contexto cultural da cidade de Natal, tanto no aspecto da fruição como na atuação artística, política, social e pedagógica.
Abstract:
This masters thesis discusses the studying and the teaching of drama and its implications among teenagers of the contemporary world. This paper also analyses an extracurricular project entitled “Drama in the development of citizenship”, which was carried out in the public state school Berilo Wanderley in Natal/RN, between 1999 and 2005 with high school students. It comprises a case study that aimed at understanding “how” and “why” they chose to take drama classes outside of the school curriculum and even after they graduated, some of them never left the school project and even started participating in the cultural and artistic context of the city of Natal quite actively, both as part of an audience as well as on artistic, political, social and pedagogical performance.