Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNILLA THAIS QUEIROZ DE MELO

DISCENTE: BRUNILLA THAIS QUEIROZ DE MELO
DATA: 20/12/2012
LOCAL: Sala de reunião do DESSO/CCSA

Os desafios e as dificuldades de mulheres em cursos predominantemente masculinos: uma análise na realidade da UFRN

Gênero. Divisão Sexual do Trabalho. Universidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

Refletir sobre as desigualdades existentes nas relações sociais entre homens e mulheres, reforçadas e aprofundadas pela sociabilidade capitalista, torna-se essencial para compreender o porquê da permanência da divisão sexual do trabalho, da relação hierárquica entre as atividades ditas “masculinas” e “femininas”, da escassa presença de mulheres em carreiras universitárias “masculinas” e da prevalência feminina em cursos tidos como relacionados às ‘habilidades femininas’. Partindo dessa realidade, que o presente projeto de dissertação de cunho quanti-qualitativo, pautado numa perspectiva crítico-dialética de análise da realidade, objetiva analisar os desafios e as dificuldades encontradas pelas mulheres inseridas em cursos predominantemente masculinos no âmbito da UFRN, os quais foram elencados após pesquisa através do SIGAA onde foi constatada que nas Engenharias Elétrica, de Computação e Mecânica, além de Ciências da Computação, a presença feminina se fazer num quadro de até 10% do alunado geral desses cursos.  A fim de alcançar esse objetivo, será traçado o perfil sócio-econômico-familiar das estudantes; a verificação dos motivos que as levaram a escolha do curso; a identificação e análise dos desafios e dificuldades encontradas para permanência no curso, na relação com professores e colegas de curso; e as estratégias das estudantes para lidarem com as discriminações e preconceitos impostos pelas relações desiguais de gênero. No que tange os procedimentos metodológicos, estão sendo realizadas pesquisa e revisão bibliográfica acerca da temática e, a posteriori, será realizado um estudo de campo, no qual serão utilizados como técnicas de pesquisa o questionário e a entrevista semiestruturada, como uma amostra das estudantes.

Externo à Instituição - LAURA SUSANA DUQUE ARRAZOLA - UFRPE
Interno - 1674668 - MARIA REGINA DE AVILA MOREIRA