Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA SILVA ZACARON

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA SILVA ZACARON
DATA : 11/11/2022
LOCAL: Sala virtual google meet

Preceptoria em Serviço Social: um estudo nos hospitais universitários da região nordeste geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH.

Serviço Social; Preceptoria; Formação em serviço.

O presente documento refere-se ao Projeto de Tese apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de doutora em Serviço Social. Tem como tema a Preceptoria em Serviço Social no âmbito dos Hospitais Universitários do Nordeste, geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Trata-se de uma empresa pública de direito privado, a qual faço parte do quadro de funcionários na condição de assistente social preceptora. A transferência da gestão e execução do complexo hospitalar dos HUs por prazo indeterminado à EBSERH rompe com o caráter eminentemente público da Universidade e permite que a lógica do setor privado seja predominante nesse espaço. Portanto, estar inserida num Hospital Universitário, cuja gestão está sob a responsabilidade de uma empresa regida pela lógica privatista, traz inquietações e suscita a necessidade de refletir o trabalho do assistente social na preceptoria num contexto institucional onde há uma primazia da assistência em detrimento do ensino. Nesse contexto, este projeto de tese tem como objetivo geral analisar a preceptoria em Serviço Social nos Programas de Residência Multiprofissionais da região Nordeste vinculados aos Hospitais Universitários geridos pela EBSERH. Apresenta como objetivos específicos: mapear o perfil sociodemográfico dos assistentes sociais preceptores dos Programas de Residência dos HUs geridos pela EBSERH na região Nordeste; Identificar as condições de trabalho dos mesmos, bem como analisar a compreensão dos assistentes sociais sobre preceptoria e sua função nos Programas de Residência no âmbito desses HUs. A escolha pelo Nordeste justifica-se por ser a região que mais oferta vagas de Serviço Social nos Programas de Residência em Saúde. No tocante à metodologia, trata-se de pesquisa explicativa com enfoque misto, dividida em duas etapas. A primeira, destinada às 76 assistentes sociais preceptoras de referência, através de formulário com enfoque misto, disponibilizado por meio da plataforma digital do google form. A segunda etapa, por meio de entrevista coletiva, semiestruturada, com onze preceptoras, uma de cada HU. A entrevista será agendada previamente e realizada por meio do google meet A participação será voluntária e as questões referentes a sigilo, anonimato e proteção dos dados serão preservadas, respeitando os preceitos éticos contidos na Resolução 466/2012 e 510/2016. Como toda pesquisa cientifica, o estudo terá como aporte teórico autores que possam dar sustentação a tese. Os dados serão coletados e sistematizados com procedimentos de análises de conteúdo. O método que guiará o estudo será o materialista histórico dialético pois, permite relacionar o processo dialético dos fatos com o movimento do real, uma vez que a história é mutável e os sujeitos envolvidos nessa transformação são partícipes e construtores de si enquanto indivíduos sociais. Como resultado, espera-se contribuir com o debate sobre a preceptoria em Serviço Social nos Programas de Residência dos HU’s, à luz do Projeto Ético Político profissional, enfatizando a relevância da preceptoria na formação dos assistentes sociais no SUS para o SUS.

Presidente - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Interna - 1958916 - EDLA HOFFMANN
Externa ao Programa - 2314135 - ILKA DE LIMA SOUZA - UFRNExterna à Instituição - MARINA MONTEIRO DE CASTRO E CASTRO - UFJF
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 07:26