Banca de DEFESA: MARA KÁTIA DE OLIVEIRA NASCIMENTO

DISCENTE : MARA KÁTIA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
DATA : 17/12/2021
LOCAL: meet.google.com/eov-xvhm-jtj

Tendências Teórico-metodológicas da Produção do Conhecimento acerca das Medidas Socioeducativas nos Programas de Pós-graduação em Serviço Social do Estado do Rio Grande do Norte.

Serviço Social, Pós-Graduação, Produção do Conhecimento, Medidas Socioeducativas

O presente trabalho trata-se da análise das tendências da produção de conhecimento acerca das medidas socioeducativas nos Programas de Pós-graduação em Serviço Social no estado do Rio Grande do Norte. O estudo sobre as tendências visa identificar e problematizar mudanças e permanências em relação a determinado processo/objeto, pois as informações levantadas em distintos momentos sobre um mesmo objeto não são idênticas, representam o movimento da realidade e como estas mediam o fenômeno social estudado, desse modo, sinalizando tendências na referida produção. Buscou-se problematizar quais as perspectivas teórico-metodológicas que vêm estruturando essa produção, bem como quais referenciais, categorias centrais, concepções, tipos de pesquisa e resultados dessas investigações. Foram pesquisados os dois Programas que compõem o universo da pesquisa, quais sejam: PPGSS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Programa de Pós-graduação em Direitos Sociais e Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E analisadas a totalidade das dissertações de mestrado com a temática das medidas socioeducativas encontradas no Banco Digital de Dissertações e Teses da CAPES. Para tanto, foi elaborada uma ficha de leitura padrão para cada trabalho, a fim de que se pudesse extrair do conteúdo destes as informações pertinentes a análise pretendida e se tivesse a possibilidade de realizar triangulações entre os dados e se empreender uma abordagem Quali Quantitativa, desse modo, apreendendo as tendências do debate sobre as medidas socioeducativas na produção dos referidos Programas de Pós-graduação. As análises do material coletado foram realizadas a partir da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, portanto, considerando as categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto ao material coletado verificamos que as produções da UFRN se registram entre os anos 2004 a 2013 e as referentes a UERN aos anos 2017 a 2019, havendo um maior número de defesas no primeiro Programa, o que se justifica pelo fato do PPGSS da UFRN ser mais antigo em relação ao PPGDSSS da UERN. No que se refere aos resultados, identificamos que todas as produções versam uma vertente crítica acerca da temática das medidas socioeducativas, do/a adolescente autor/a de ato infracional e da redução da maioridade penal, denotando uma importante posição ético-política nos trabalhos. Por outro lado, verificamos uma fragilidade no rigor teórico-metodológico na maioria das produções, em que fica evidente as lacunas quanto ao debate sobre a unidade teoria-método, principalmente nas dissertações mais antigas. Assim, temos enquanto tendência no conjunto de produções analisadas um aprofundamento no debate sobre o objeto de pesquisa especificamente - e correlacionado a direção social e estratégica da profissão - contudo, no tocante ao tratamento acerca da relação intrínseca entre teoria e método identificamos sensíveis lacunas.

Presidente - 025.430.594-66 - LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CANTALICE - UFPB
Interna - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Interna - 307.164.894-49 - RITA DE LOURDES DE LIMA - UFRN
Externo à Instituição - NÍVIA CRISTIANE PEREIRA DA SILVA - UFPB