Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DE SOUZA MEDEIROS

DISCENTE : RODRIGO DE SOUZA MEDEIROS
DATA : 25/10/2021
LOCAL: Plataforma Google meet- meet.google.com/uzr-bnje-von

REMOÇÃO POR MOTIVO DE SAÚDE DE TRABALHADORES/AS ESTATUTÁRIOS/AS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES: uma análise após inserção da EBSERH

Trabalho, EBSERH, Remoção, HUOL, adoecimento

A presente proposta de pesquisa objetiva apreender as determinações dos processos de remoções por motivo de saúde no Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN, após implantação da EBSERH. A realidade aponta que o modelo gerencial no SUS, em particular, o instituído nos Hospitais Universitários sob gestão da referida Empresa Pública estão impactando nos processos de trabalho dos/as trabalhadores/as da saúde de forma a repercutir nas condições de saúde destes/as. Compreendendo esse fenômeno como expressão da Contrarreforma da Saúde, cuja tendência está na progressiva privatização do SUS com repercussões tanto na oferta de serviços de saúde como nas condições de trabalho daqueles/as que operacionalizam a política. O modelo empresarial, aspecto/característica presente nos denominados novos modelos e instrumentos gestão no SUS, apresenta implicações materiais e subjetivas para os/as trabalhadores/as do HUOL.  Esse cenário nos remete a seguinte questão de pesquisa:  em que medida o aumento das remoções por motivo de saúde dos/as servidores/as estatutários/as do Hospital Universitário Onofre Lopes se relaciona com a atual gestão hospitalar da EBSERH? Para tanto, buscaremos responde-la através de pesquisa quati-qualitativa com base no método materialista histórico-dialético, em que serão utilizados enquanto recursos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental e entrevistas semiestruturadas com servidores/as removidos/as por motivo de saúde do HUOL após implantação da EBSERH, submetidas a técnica de Análise de Conteúdo. Assim, pretendemos contribuir para desnudar essa realidade presente no SUS, em particular nos Hospitais Universitários, para que possamos compreender as determinações da EBSERH na saúde dos/as trabalhadores/as.

Presidente - 1958916 - EDLA HOFFMANN
Interna - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA