Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LÚCIA DE LIMA GOMES

DISCENTE : ANA LÚCIA DE LIMA GOMES
DATA : 28/12/2020
LOCAL: Sala Remota Via Google Meet

Seu feminismo cola na favela? a incidência do pensamento feminista no cotidiano de mulheres das classes trabalhadoras no bairro de Felipe Camarão, Natal (RN)

Feminismo; Mulheres; Patriarcado; Periferia; Capitalismo.

O presente trabalho tem por objetivo examinar a presença de elementos pertinentes ao debate feminista entre mulheres da classe trabalhadora, em específico, moradoras de uma periferia da capital potiguar. Para isso, o plano de  fundo que delimita o trabalho está relacionado a emersão e desenvolvimento do patriarcado enquanto sistema de segregação dos sexos e de dominação e exploração da vida das mulheres e sua posterior articulação com o modo de produção capitalista, que tem como característica a estratificação da sociedade em classes socialmente antagônicas, manifestadas na dominação dos trabalhadores pelos detentores dos meios de produção. Ademais, consideramos que outro elemento extremamente pertinente à essa análise é a articulação com o racismo, que cria um sistema hibrido e complexo, ao qual intitulamos patriarcado-racista-capitalista. Partindo desse cenário o que é relevante analisar para este trabalho é o ponto de encontro entre esses três sistemas e a criação de um sujeito explorado específico: as mulheres trabalhadoras. O elemento central de relação entre esses sistemas é a dominação de sujeitos diferenciados, contudo é imprescindível analisar que todas as relações de antagonismos criadas pelo patriarcado-racista-capitalista são marcadas também pela resistência dos sujeitos oprimidos. Dessa forma, surgem, como resposta a dominação, os movimentos de resistência dos sujeitos explorados, e no caso desse trabalho centramos estudo sobre a resposta através do movimento feminista. Sabendo ainda que, a pesar da pauta central do feminismo ser a melhoria de vida para as mulheres, existem na contemporaneidade inúmeras vertentes desse movimento, e para compreender qual é mais pertinente à análise sobre as mulheres trabalhadoras é necessário o exercício de estudar as principais vertentes do movimento feminista contemporâneo e problematizar sua relação ou não relação com as mulheres trabalhadoras. A melhor forma que encontramos para estudar se há relação entre o movimento feminista e as mulheres das classes trabalhadoras foi indo diretamente a elas, e para isso iremos realizar pesquisa de campo, mediada pela aplicação de questionários de múltipla escolha e realização de entrevistas. Para o ciclo do trabalho de campo, objetiva-se entrevistar a amostragem de dez (10) mulheres, jovens adultas (20-35 anos) e adultas (35-60 anos), moradoras das periferias urbanas de Natal/RN, dando atenção a uma das comunidades com maior concentração de pobreza, sendo priorizadas as moradoras do bairro de Felipe Camarão (Zona Oeste). A partir disso, pretendemos contribuir com a discussão sobre o desenvolvimento do patriarcado-racista-capitalista e da resistência das mulheres trabalhadoras através do feminismo. Desta feita, buscamos fortalecer o debate crítico sobre a análise destes sujeitos históricos, apontando reflexões para a academia, para a sociedade e para nossa categoria profissional.

Presidente - 2185695 - ANTOINETTE DE BRITO MADUREIRA
Interna - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA