Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIVANIA ESTELITA GOMES DE SOUSA

DISCENTE: JOSIVANIA ESTELITA GOMES DE SOUSA
DATA: 06/08/2014
LOCAL: Sala multimeios do NEPSA/CCSA

A precarização do trabalho docente e o processo de adoecimento: uma análise do trabalho docente no Departamento de Serviço Social da UFRN

Precarização do Trabalho Docente; Trabalho; Serviço Social.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a precarização do trabalho docente e o processo de adoecimento dos professores do Departamento de Serviço Social (DESSO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sabemos que, atualmente, as demandas dessa categoria estão envolvidas em um contexto de produtivismo acadêmico, resultante da subordinação da ciência à perspectiva mercadológica. Nesse sentido, partirmos da compreensão de que as universidades brasileiras hoje estão caracterizadas pela aplicação de métodos empresariais, elemento que implica no controle do trabalho através das constantes avaliações dos docentes, sempre relacionadas a critérios quantitativos e a um acúmulo crescente de trabalho, vinculados a obrigações de cunho burocrático (produção de diversos tipos de relatórios e projetos, entre outros) e um número crescente de alunos e obrigações diversas. Todos estes elementos têm produzido forte impacto na saúde física e mental dos docentes, de modo que a maioria dos professores universitários trabalha sob desgaste biopsíquico/emocional e físico. Desse modo, através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas, analisaremos o processo de precarização do trabalho docente no Desso da UFRN e a sua relação com o adoecimento dos professores na atual conjuntura, produto do Modo de Produção Capitalista (MPC).

Presidente - 1169227 - RITA DE LOURDES DE LIMA
Interno - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Externo à Instituição - KÁTIA REGINA DE SOUZA LIMA - UFF
Notícia cadastrada em: 29/07/2014 11:02