Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARINE FERREIRA DA SILVA FECHINE

DISCENTE: ANA KARINE FERREIRA DA SILVA FECHINE
DATA: 28/05/2014
LOCAL: NEPSA/UFRN

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE À LUZ DOS PARÂMETROS PARA A ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE SAÚDE

Palavras-chave: Parâmetros de Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Assistente Social. Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Fundamentos do Serviço Social

O presente projeto de pesquisa tem a finalidade de desenvolver um processo investigativo nos Hospitais Universitários (HU´s) do Rio Grande do Norte (RN) cujo objetivo geral é analisar o trabalho do(a) assistente social nessas instituições, tendo como referência os “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política na Saúde”. Este documento foi publicado no ano de 2010 pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e surgiu como uma forma de respaldar as demandas vivenciadas no cotidiano de trabalho dos assistentes sociais que são solicitadas tanto pelos usuários dos serviços quanto pelos empregadores e, além disso, buscou ampliar o debate da categoria e promover uma reflexão sobre as ações que já são realizadas com o intuito de fortalecer o projeto profissional do Serviço Social. Para a concretização do estudo será realizada uma entrevista semiestruturada com oito assistentes sociais dos três HU´s: Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), contendo questões relacionadas à identificação pessoal, profissional e as demandas cotidianas do Serviço Social existentes em cada instituição. Os dados coletados serão analisados à luz dos “Parâmetros”, por entender que esse documento é considerado essencial para o desenvolvimento das ações profissionais na política de saúde de acordo com o que preconiza o projeto ético-político da profissão. O estudo abordará o conceito de Saúde com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), como ocorreu a inserção do assistente social nessa área e como se configura atualmente, quais os objetivos dos Parâmetros e como as demandas profissionais se materializam no cotidiano de trabalho dos assistentes sociais nos Hospitais Universitários. Nesse sentido, a pesquisa subsidiará a elaboração da dissertação de mestrado onde, por último, serão traçadas as recomendações a partir do que foi analisado nas entrevistas a fim de que possa possibilitar a construção de novos conhecimentos e possível reflexão dos sujeitos envolvidos acerca do seu trabalho.

Presidente - 347977 - MARCIA MARIA DE SA ROCHA
Interno - 1149380 - MARIA DALVA HORACIO DA COSTA