Do Tabuleiro para a Vida: Transferência de Habilidades Treinadas no Jogo de Xadrez para outros Contextos
atenção concentrada, estratégia de história de vida, procrastinação, autoeficácia, resiliência
O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito da prática de xadrez na adoção da estratégia de história de vida, em níveis de atenção concentrada, autoeficácia, autocontrole, procrastinação e resiliência de adultos e adolescentes. Para tanto, foram aplicados instrumentos que avaliaram as variáveis supracitadas em uma amostra de 225 participantes, composta de adolescentes (14 a 17 anos) e adultos (18 a 57 anos), ambas as faixas etárias divididas em subgrupos de praticantes e não praticantes de xadrez. Os resultados das análises indicaram que não foram observadas diferenças entre os grupos e os sexos para a variável estratégia de história de vida. Para a variável atenção concentrada foi observado que apenas o grupo Adultos Enxadristas apresentou atenção concentrada mais elevada que os demais grupos. No que se refere à variável procrastinação, foi observado que o grupo Adultos Enxadristas apresentou escore de procrastinação menor que os adolescentes enxadristas e não enxadristas, mas com valor semelhante ao dos adultos não enxadristas. Observou-se, também, que os Adultos Enxadristas apresentaram resiliência e autoeficácia mais elevada que os demais grupos. As investigações e evidências apresentadas no presente estudo lançam luz sobre a importância de entendermos como os comportamentos não diretamente atrelados a contextos de produtividade acadêmica e profissional (como jogos, esportes e momentos de lazer) podem afetar nosso desempenho, nossas escolhas e nossas funções cognitivas.