Diferenças individuais e interação entre jogadores em League of Legends
Psicologia Evolucionista, Cooperação, MOBA, League of Legends.
Um dos gêneros de jogos que mais se destaca atualmente é o MOBA, um gênero que tem como proposição uma disputa de dois times formados por 5 jogadores cada um cujo objetivo é conquistar o campo de batalha inimigo. No entanto, jogar partidas com pessoas que você não conheça é comum observar comportamentos tóxicos, além de encontrarem frequentemente jogadores que focam muito mais na disputa intragrupo do que intergrupo, como propõe o jogo. Por isso o objetivo desta pesquisa e investigar traços de sociabilidade, grau de individualidade e propensão a risco dos jogadores para buscar identificar algumas prováveis questões que contribuam para estes comportamentos observados. Os participantes foram estudantes de uma instituição de ensino técnico e superior do sexo masculino. Foram constituídas três etapas de pesquisa. A primeira consistiu de um questionário online abrangendo informações sociodemográficas, preferências de jogo e as escalas psicológicas utilizadas no estudo. A segunda etapa consistiu da participação presencial em uma partida de League of Legends, em um laboratório de informática da instituição. Na terceira etapa os participantes responderam a um questionário online informando as percepções e comportamentos observados durante a partida. As partidas foram gravadas e assistidas. Cada interação de dois ou mais jogadores foi classificada. Foram analisados os dados obtidos nas partidas com as escalas aplicadas previamente. Os resultados mostraram que a média de propensão a risco dos participantes teve efeito na preferência de funções do jogo. Participantes que apresentavam menor taxa de morte na partida tenderam a apresentar maior pontuação em propensão a riscos. Além disso, participantes que percebiam menos a contribuição do time para o resultado da partida tiveram maior pontuação em Individualismo Vertical, que indica uma vontade maior de vencer ou ser o melhor. Os resultados podem contribuir para a compreensão de como expressão das diferenças individuais se expressam em ambientes de jogos cooperativos.