Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID BRASILINO MONTENEGRO BENTO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : INGRID BRASILINO MONTENEGRO BENTO DE SOUZA
DATA : 20/06/2017
LOCAL: Anfiteatro das Aves

Efeitos comportamentais e neuroquímicos do antagonismo do receptor NOP no modelo de depressão induzida por administração de Dexametasona

Dexametasona, Receptores glicocorticoides, Depressão maior, modelo animal, Nociceptina/orfanina FQ.

A depressão maior pode ser desencadeada por eventos estressantes que desregulam a resposta do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, promovendo em algumas circunstâncias elevação sustentada dos níveis de glicocorticoides circulantes. A hipersecreção de glicocorticoides pode alterar a funcionalidade receptores de glicocorticoides (rG) em nível de SNC, principalmente quanto ao eixo HPA e o hipocampo, gerando anormalidades comportamentais que são observadas em pacientes com depressão. Evidências clínicas e pré-clínicas sugerem efeito antidepressivo decorrente do bloqueio do receptor NOP. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos comportamentais e neuroquímicos do antagonista do receptor NOP, SB-612111, no modelo de depressão experimental induzido pela administração aguda e repetida de Dexametasona em camundongos. Para isso, serão utilizados camundongos Swiss machos e fêmeas. O comportamento do tipo depressivo será avaliado através do Teste de Suspensão pela Cauda (TSC), do Splash Test e do Teste de Interação Social, além disso, a atividade locomotora espontânea dos camundongos será avaliada em campo aberto. Até o presente momento, a Dexametasona (64 μg/kg, s.c.) de forma aguda foi capaz de alterar o comportamento dos camundongos, induzindo um estado do tipo depressivo em machos e fêmeas, por elevar o tempo de imobilidade TSC, a latência para a auto-limpeza no Splash test e reduzir a frequência de interações com um animal desconhecido. O tratamento com os antidepressivos Nortiptilina e Venlafaxina reverteu a maior parte destes comprotamentos, a excessão da interação social. Ainda, a dexametasona não afetou a lomocoção espontânea dos animais, porém a administração aguda de Nortiptilina e Venlafaxina reduziu significativamente a distância percorrida. Preliminarmente, o tratamento com SB-612111, antagonista do receptor NOP, reverteu o comportamento do tipo depressivo da dexametasona no TSC; no entanto, está em andamento a avaliação do efeito do antagonista NOP nos demais comportamentos afetados pelo tratamento agudo com dexametasona. O presente estudo ainda investigará o efeito da administração crônica de Dexametasona e dos antidepressivos Nortriptilina e Venlafaxina, bem como do SB-612111. Espera-se investigar também o dano oxidativo, bem como parâmetros neuroquímicos relacionados à apoptose e neurogênese (BDNF, Bcl-2 e BrdU) possivelmente alterados pela administração da Dexametasona, bem como os efeitos das manipulações farmacológicas nesses padrões. Em conclusão, os dados sugerem que a dexametasona aguda induz um efeito do tipo depressivo que é revertido pelos antidepressivos convencionais e pelo bloqueio do receptor NOP. Em última análise, estes dados fornecem evidências quanto ao potencial terapêutico de antagonistas NOP no tratamento da depressão.

Presidente - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Interno - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Interno - 2140860 - ROVENA CLARA GALVAO JANUARIO ENGELBERTH
Notícia cadastrada em: 01/06/2017 16:20