Banca de QUALIFICAÇÃO: MARGARETE MORENO DE ARAUJO

DISCENTE: MARGARETE MORENO DE ARAUJO
DATA: 14/09/2012
LOCAL: Auditório do CCS

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SISTEMAS EMULSIONADOS LIPÍDICOS CONTENDO PRAZIQUANTEL

praziquantel, sistemas emulsionados, co-tensoativos, óleo de soja, estabilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

O praziquantel (PRZ) é o fármaco de escolha utilizado para tratamento da esquistossomose no Brasil e está disponível comercialmente para administração oral na forma de comprimidos. No entanto, possui baixa solubilidade aquosa o que limita seu sucesso terapêutico. Os sistemas emulsionados lipídicos têm grande potencial para aumento da solubilização de fármacos lipofílicos sendo então uma estratégia interessante para tal finalidade. O objetivo do presente estudo foi o desenvolvimento e a caracterização de sistemas líquidos emulsionados lipídicos contendo PRZ a fim de melhorar suas propriedades biofarmacêuticas. Após previamente selecionado a melhor faixa de EHL (Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo), foi escolhido o melhor valor para emulsão O/A, contendo óleo de soja como fase oleosa (FO), tween® 80 e span® 80 como tensoativos, sendo o EHL = 11. As emulsões foram preparadas pela técnica de inversão de fases, utilizando métodos de homogeneização de alta energia. A metodologia foi validada com sucesso de acordo com os parâmetros da ANVISA e ICH. O sistema demonstrou-se estável com a adição de álcool etílico como co-tensoativo em um período de trinta dias de estudo utilizando parâmetros como: pH, condutividade, turbidez e índice de cremagem, conseguindo aumentar cerca de 20 vezes a solubilidade aquosa do PRZ. Por meio do estudo reológico foi observado comportamento dilatante para todos os sistemas analisados. O diagrama pseudoternário foi importante para seleção das regiões de micro/nanoemulsões. Os resultados obtidos torna esse sistema emulsionado lipídico um promissor sistema de liberação do PRZ para tratamento principalmente da esquistossomose.

Externo ao Programa - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Externo ao Programa - 2203888 - MARCIA RODRIGUES PEREIRA
Presidente - 1714294 - MARCIO FERRARI
Notícia cadastrada em: 05/09/2012 09:35