Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA STRECK

DATA: 31/08/2012
LOCAL: Auditório do CCS

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SISTEMAS EMULSIONADOS CONTENDO BENZNIDAZOL

benznidazol, sistema emulsionado, solubilidade, óleos vegetais, tensoativos

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

O Benznidazol (BNZ) é o único fármaco disponível no Brasil para o tratamento da doença de Chagas. Apesar de seu uso clínico consolidado, este fármaco apresenta efeitos secundários indesejáveis. A tecnologia farmacêutica proporciona o desenvolvimento de sistemas que aumentam a biodisponilidade do fármaco ou aumento da concentração nas células/tecidos infectados o que reflete diretamente no aumento da eficiência terapêutica do benznidazol. Assim, os sistemas emulsionados lipídicos (emulsões, micro e nanoemulsões) representam uma alternativa interessante para o aumento da biodisponilidade oral e parenteral do BNZ. O objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento de sistemas líquidos emulsionados biocompatíveis estabilizados por uma mistura de tensoativos adequada. A determinação do equilíbrio hidrófilo-lipófilo (EHL) do óleo de soja utilizou os tensoativos monooleato de sorbitano e polissorbato, já para fase oleosa constituída por Miglyol, o EHL foi estudado para os tensoativos fosfatidilcolina de soja e oleato de sódio. A construção do diagrama de fases pseudo-ternário permitiu determinar as proporções ideais dos componentes do sistema. A padronização das condições ideais para obtenção dos sistemas emulsionados foi avaliada pelo estudo da temperatura de emulsificação e condição de agitação. A validação da metodologia seguiu o guia preconizado pela ANVISA e “ICH”. Os testes de estabilidade acelerada seguiram por 30 dias sendo empregado medida de pH e a condutividade na caracterização do sistema. A incorporação do fármaco foi realizada na temperatura de inversão de fases. Foi observado o predomínio de sistemas viscosos quando utilizada a fosfatidilcolina de soja como tensoativo e sistemas líquidos quando utilizado monooleato de sorbitano, no entanto, regiões de formação de sistemas líquidos e translúcidos foram encontradas com os dois pares de tensoativos. Nos sistemas formados por monooleato de sorbitano e polissorbato foi escolhido um ponto de formação de emulsão (5% tensoativos, 10% óleo de soja e 85% água) para estudo mais detalhado do sistema. A utilização de oleato de sódio associado à fosfatidilcolina de soja proporcionou a obtenção de uma ampla faixa de sistemas translúcidos, tanto líquidos como viscosos, sendo que os líquidos foram escolhidos para um estudo mais criterioso. A espectrofotometria UV permitiu a determinação quantitativa do fármaco nos sistemas. A incorporação de BNZ nos sistemas desenvolvidos foi dependente da composição qualitativa dos tensoativos bem como da fase oleosa. As emulsões e nanoemulsões apresentaram capacidade de veicular o BNZ, porém as nanoemulsões mostraram superiores às emulsões.

Externo ao Programa - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Externo ao Programa - 1198847 - JOSE LUIS CARDOZO FONSECA