A RELAÇÃO ENTRE AS NOÇÕES DE ELEUTHERÍA E AUTÁRKEIA NA FILOSOFIA
DE EPICURO
Epicuro, autarquia, liberdade, necessidade.
Da relação entre autárkeia (autarquia) e eleuthería (liberdade) emerge o sentido de liberdade na
filosofia de Epicuro (341-271 a.C.). Essas noções foram textualmente relacionadas nas Sentenças
Vaticanas. Esta perspectiva é privilegiada por pôr às claras a diferença entre o sentido geral de
liberdade e seu sentido específico. Este último se identifica com a noção grega de eleuthería. O
sentido geral de liberdade abrange a physiología (investigação da natureza) e ética epicuristas.
O exame da física epicurista revela um espaço natural para as ações livres: o espaço para
construção humana (par’hemás). É nesse espaço fora do domínio da anánke (necessidade) que
os homens exercem seu poder de livre escolha e podem ser ditos causa de suas ações ou serem
caracterizados como autárquicos. O exercício da autárkeia condiciona a eleuthería (liberdade).
Para ser autárquico é preciso conhecer a si mesmo e conhecer a phýsis (natureza). De posse do
saber da natureza, o sábio se sabe livre para agir segundo sua vontade, sem intervenção de deuses
nem do destino. No serviço da filosofia, o sábio encontra a eleuthería, a liberdade em seu sentido
específico, a verdadeira liberdade, que se caracteriza por um agir “positivo”, na dependência
apenas de si mesmo. Esse é o itinerário percorrido pelo pensamento de Epicuro em direção a
solução do problema que contrapõe necessidade e liberdade: ou há anánke (necessidade) e não
somos livres ou somos livres e não há anánke. À primeira alternativa se segue o despropósito
da filosofia: não haveria razão para transmitir conhecimentos, pois tanto quem erra quanto
quem acerta, erra e acerta segundo a necessidade; à segunda alternativa se segue a ausência de
encadeamentos causais, em última instância, impossibilitando a atribuição de causa a quem quer
que seja. Assim, Epicuro preserva as noções de necessidade e de liberdade, apenas alocando-as
em suas devidas esferas de atuação. A idéia geral de liberdade no epicurismo excede àquela de
eleuthería e só pode ser compreendida na conjunção entre autárkeia e eleuthería.