Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZA DIAS CÂNDIDO

DISCENTE : ELIZA DIAS CÂNDIDO
DATA : 13/06/2022
LOCAL: centro de educação

ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO IMPLEMENTADO POR PROFESSORES DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavras-chave: Avaliação escolar, autismo, ensino fundamental anos finais.

A avaliação acadêmica, considerada uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, implica em verificar o nível de aproveitamento do aluno aos conteúdos expostos no contexto escolar. Trata-se de uma prática essencial para a escolarização de educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que, por vezes, requerem adaptações curriculares significativas. O resultado de uma revisão da literatura nacional revela a carência de pesquisas que tratam das formas de avaliação utilizadas especificamente com esse público. O objetivo geral do presente estudo, caracterizado como uma pesquisa-ação, foi identificar os critérios e estratégias que devem compor um instrumento de avaliação da aprendizagem de alunos com TEA, regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas estaduais do Rio Grande do Norte (RN).  De forma específica, a pesquisa visou: (1) Analisar a política de avaliação nos documentos legais do Estado do Rio Grande do Norte; e (2) Identificar os tipos de recursos avaliativos empregados por 12 docentes de alunos com TEA, que atuavam nas escolas estaduais do RN.  Os resultados parciais da pesquisa documental revelaram a inclusão da temática da avaliação em 11 documentos legais utilizados no Estado do Rio Grande do Norte. As entrevistas conduzidas com os docentes indicaram discrepâncias nas formas nas concepções e estratégias avaliativas. .

Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - PATRÍCIA BRAUN - UERJ