Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA BEATRIZ DA SILVA CAVALCANTE

DISCENTE : JESSICA BEATRIZ DA SILVA CAVALCANTE
DATA : 12/04/2022
LOCAL: https://meet.google.com/utd-edgp-xjm

A TUTORIA INCLUSIVA NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE DISCENTES DA UFRN: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES

Tutoria Inclusiva; Ensino Superior; Educação Especial; Necessidades Educacionais Específicas.

O estudo destaca a relevância da Tutoria Inclusiva como estratégia de promoção à inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no contexto do Ensino Superior. O principal objetivo é analisar as contribuições do Programa de Tutoria Inclusiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na trajetória acadêmica de Tutores e Tutorados e apresentar os produtos desenvolvidos na pesquisa. Ao todo, participaram 27 discentes com vínculo ativo no Programa. Para a obtenção dos dados foi disponibilizado um questionário virtual para os 2 grupos. 100% dos Tutorados consideram que o Programa contribui para sua permanência, rendimento e sucesso acadêmico na universidade. Os dados qualitativos revelam os tipos de atividades desenvolvidas; os vínculos estabelecidos para além da tutoria e seus benefícios, na perspectiva de ambos os grupos. Também foram consideradas as dificuldades, pontos de melhoria para o programa e barreiras à inclusão que enfrentam em seu cotidiano acadêmico, sendo a barreira atitudinal a mais citada. Optou-se por uma abordagem histórico-cultural na análise dos dados qualitativos, sendo utilizadas sete categorias, elaboradas de acordo com as questões propostas nos questionários, a fim de atender aos objetivos específicos. A Tutoria Inclusiva traz aos discentes contribuições relevantes, proporcionando condições de permanência e sucesso acadêmico, potencializando a aprendizagem e promovendo a inclusão no contexto acadêmico. Como produtos foram desenvolvidos: Guia de Práticas e Técnicas para Tutoria Inclusiva, um roteiro formativo para Tutores e um quadro na plataforma Trello. A validação dos produtos é a última etapa em desenvolvimento e será incorporada à versão final da dissertação.

Presidente - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO