Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL CARDOSO DE ARAUJO

DISCENTE : RAQUEL CARDOSO DE ARAUJO
DATA : 27/02/2023
LOCAL: On-Line

Mapeamento e diagnóstico da vulnerabilidade ambiental da Serra de Santana, Rio Grande do Norte, Brasil

Vulnerabilidade ambiental. Planejamento. Uso/ocupação do Solo. Análise geossistêmica. Serra de Santana.

O planejamento e a gestão ambiental no presente século são questões de extrema relevância para sociedade. O estudo de vulnerabilidade ambiental tem por objetivo indicar as potencialidades e as limitações do uso da terra frente ao uso e a ocupação humana e contribuir para o entendimento da realidade espacial com vistas a dirimir a gestão e ordenamento do território. Historicamente, a Serra de Santana teve seu crescimento atrelado à prática da agricultura, principalmente a fruticultura, e agropecuária. Nos últimos anos o incremento da instalação de aerogeradores e parques eólicos na chapada, sua dinâmica espacial tem sofrido alterações, sobretudo, com o avanço da urbanização e a prospecção imobiliária, acarretando a degradação da vegetação nativa e alterações no uso e cobertura do solo. A presente pesquisa objetiva realizar o mapeamento e o diagnóstico de vulnerabilidade ambiental da serra de Santana, no Seridó Potiguar do Rio Grande do Norte, a partir da elaboração do mapeamento de uso e ocupação do solo, levantamento fisiográfico detalhado e análise geossistêmica voltada à análise da dinâmica ambiental da área de estudo. Para isto, será realizada pesquisa bibliográfica com base teórica-metodológica; sendo produzidos mapas de uso e ocupação do solo, para  analisar a dinâmica da distribuição espacial do uso da terra e sua influência na determinação da vulnerabilidade ambiental para o território; além disso, serão elaborados mapas temáticos de Declividade, Hipsometria, Índice de Dissecação do Relevo (IDR), Vegetação, Pedologia, Pluviosidade e mapeamento de Unidades de Paisagem que, posteriormente, serão submetidos à álgebra de mapas para elaboração da carta de vulnerabilidade ambiental e produção do diagnóstico da área de estudo. Destarte, espera-se que essa pesquisa possa contribuir para o entendimento da sua dinâmica ambiental e que possa dirimir uma correta gestão e planejamento atrelados à geoconservação do território.

Presidente - ***.350.803-** - DANIEL DANTAS MOREIRA GOMES - UPE
Interno - 1112649 - JOSE YURE GOMES DOS SANTOS