Banca de DEFESA: RONALDO DIAS DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RONALDO DIAS DOS SANTOS JUNIOR
DATA : 02/08/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Departamento de Matemática - UFRN
TÍTULO:

Modelagem Computacional Multiescala do Transporte de Solutos Iônicos Bivalentes em Meios Porosos Carregados Eletricamente.


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Multiescala; Solutos Bivalentes; Teoria da Camada Dupla; Técnica de Homogeneização, Método dos Elementos Finitos; Parâmetros Efetivos.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Neste trabalho apresentamos uma modelagem computacional multiescala do acoplamento eletroquímico em meios porosos carregados eletricamente. Para tanto, considerando a matriz sólida rígida e incompressível foi modelado a hidrodinâmica e o transporte de quatro solutos iônicos monovalentes e um soluto iônico bivalente. Na escala nanoscópica, a modelagem matemática foi obtida considerando teoria da camada dupla possibilitando obter a equação de Poisson-Boltzmann para quantificar o potencial elétrico, densidade de carga elétrica e adsorção eletroquímica.  A modelagem na microescala se deu considerando a equação de Stokes para hidrodinâmica e equações de Nernst-Planck para o transporte dos solutos iônicos. As equações nano/micro são deduzidas na escala macroscópica fazendo uso da teoria de homogeneização. De posse do modelo macroscópico com as respectivas equações microscópicas,  simulações numéricas são obtidas com o uso do método de elementos finitos multiescala possibilitando quantificar os parâmetros efetivos do modelo dados pelo tensor permeabilidade e campo vetorial para tortuosidade. Por fim, com os parâmetros efetivos obtidos, simulamos computacionalmente o modelo macroscópico para quatro microgeometrias bidimensionais em diferentes regimes de salinidade, pH e concentração do íon bivalente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1525867 - VIVIANE KLEIN
Interna - 058.504.234-94 - RENATHA BATISTA DOS SANTOS - UFRN
Interno - 1646718 - SIDARTA ARAUJO DE LIMA
Externo ao Programa - 1288120 - ADRIANO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1033409 - LUIZ CARLOS RADTKE
Externo à Instituição - IURY HIGOR AGUIAR DA IGREJA - UFJF
Notícia cadastrada em: 05/07/2019 12:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao