CRIAÇÃO DA REDE FRANCO-BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - Ppgas Ufrn, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou  dia 22/11/2018 no auditório da Biblioteca Central BCZM, a conferência "Modernidade e diversidade dos marranismos (séculos XV - XXI)" do Professor Nathan Wachtel, prof. emérito da cátedra de História e Antropologia das Sociedades Meso e Sul Americanas, do Collège de France, que cumpre uma agenda de atividades acadêmicas no Brasil, finalizando com a com a conferência "Modernidade da Inquisição: a lógica das fogueiras" durante a 31 edição da Reunião Brasileira de Antropologia, RBA, no dia 11/12/2018, na Universidade de Brasília que traz como temática geral “Direitos Humanos e Antropologia em Ação”.

Durante a conferência do Professor N. Wachtel, que contou com o apoio do Service de Coopération et d’Action Culturelle do Institut Français du Brésil e do Consulat Général de France à Recife pour le Nordeste, ocorreu o lançamento da rede Franco-Brasileira de Antropologia sob os auspícios do Professor, celebrando 20 anos de colaboração científica com os docentes do Ppgas Ufrn.

O Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas -  Cirs / PPGAS / UFRN mantém ativas atividades científicas e mobilidade acadêmica no quadro de convênios com a Universidade de Bretagne Occidentale (Département d'ethnologie), a Universidade de Tours (Food Studies Tours), a Universidade de Toulouse (Département d'Ethnologie, LISST, ISTHIA e CERTOP), Universidade de Bordeaux (Département d'ethnologie, PASSAGES),  o College of Humanities da University of Arizona e, mais recentemente, o ISIS (Institut Supérieur de l’Image et du Son / Studio-Ecole) em Ouagadougou (Burkina Faso). Pesquisadores de outras instituições internacionais (EHESS, LAHIC, Ethnolpôle GARAE, Museum d'Histoire Naturelle, LESC - Université de Paris10-Nanterre,  etc.),  contribuem regularmente nas produções intelectuais  do PPGAS, em veículos científicos como a revista VIVÊNCIA, desenvolvem atividades de curta duração, através de cursos,  eventos ou programas de pesquisa. Desde sua criação, em 1999, o departamento de Antropologia recebe alunos, professores franceses e francófonos de vários centros de pesquisa internacionais e realiza eventos acadêmicos, com o apoio do Consulado da França, da CAPES, CNPq, e de instâncias da UFRN, em particular a Pró-reitoria de Pós-graduação e a Secretaria de Relações Internacionais.

O Colóquio Franco-Brasileiro, criado em 2013, se consolidou como uma das instâncias de reflexão antropológica no Nordeste, tendo a formação intelectual francófona como referência, e sendo o lugar de debate dos integrantes da rede Franco-Brasileira de Antropologia.

Nos próximos anos, o desafio da internacionalização da reflexão antropológica no Nordeste brasileiro será fortalecido com a solidariedade dos nossos parceiros na defesa da liberdade intelectual, no respeito dos direitos humanos e na resistência ao obscurantismo.

Notícia cadastrada em: 26/11/2018 19:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao