Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE CRISTINA NOGUEIRA MARINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANE CRISTINA NOGUEIRA MARINHO
DATA : 19/06/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Avaliação do Protocolo de Fotobiomodulação com Laser de Baixa Potência para Mucosite Oral em pacientes submetidos ao Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas. 


PALAVRAS-CHAVES:

Protocolo; Fotobiomodulação; Terapia a laser de baixa potência; Mucosite oral; Transplante de células-tronco hematopoiéticas.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução: A mucosite oral (MO) é uma inflamação da mucosa oral, bastante prevalente em pacientes submetidos ao Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH). A terapia de fotobiomodulação (FBM) tem sido proposta devido a sua ação preventiva e terapêutica, evitando risco de infecções locais e sistêmicas e a interrupção do tratamento antineoplásico. Objetivo: Avaliar o resultado do protocolo da fotobiomodulação na prevenção e tratamento da MO de pacientes submetidos ao TCTH. Materiais e métodos: Estudo observacional descritivo, prospectivo e de avaliação da qualidade do protocolo utilizado na prevenção e tratamento de mucosite oral de um hospital referência para TCTH. A amostra foi constituída por vinte e quatro pacientes que receberam tratamento odontológico prévio e FBM como protocolo preventivo de mucosite oral. Quando diagnosticados com mucosite grau ≥ II, os pacientes receberam FBM terapêutico. Foram realizadas análises clínicas do grau de MO durante o regime de condicionamento, no D+1, D+5 e D+10. Os dados coletados foram avaliados através de indicadores: presença de dor, redução da intensidade da dor, uso de analgésicos, regressão do grau de mucosite, tempo de aparecimento da lesão e uso de outro tratamento associado. Doença de base, tipo de transplante, tipo de condicionamento quimioterápico, índice de comorbidade e contagem absoluta de leucócitos foram coletados dos prontuários. Além disso, foram obtidos dados sobre os parâmetros do Laser.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2085732 - ANA RAFAELA LUZ DE AQUINO MARTINS
Interna - 2492713 - ERICKA JANINE DANTAS DA SILVEIRA
Interno - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 09/06/2020 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao