Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELÚCIA DA NÓBREGA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSELÚCIA DA NÓBREGA DIAS
DATA : 30/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
TÍTULO:

Título: Efeito da variação detratamentos de superfície, cimento resinoso e tempo de envelhecimento nas características interfaciais e na durabilidade de união de restaurações semidiretas.


PALAVRAS-CHAVES:

Adesividade, Cimentos de resina,Falha de restauração dentária.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Resumo

Introdução:A técnica semidireta pode ser uma excelente opção de tratamento para restaurações profundas e extensas em dentes posteriores devido às dificuldades técnicas no uso da resina composta pela técnica direta, como também pelos maiores custo e tempo de tratamento das restaurações indiretas.Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de diferentes tratamentos de superfície, tipos de cimento e tempos de envelhecimento nas características interfaciais e na durabilidade de união das restaurações semidiretas.Método: Foram utilizados 320 incisivos bovinos (n=320), dos quais foram obtidos discos de 4,0 mm de espessura e na sua porção mais central, foi confeccionado um preparo cavitário cônico com 4,8mm de diâmetro superior e 2,8mm de diâmetro inferior. As amostras foram divididas em 16 grupos de acordo com o cimento resinoso, tratamento de superfície e tempo de envelhecimento: ULT 24hs, ULT+S 24hs, ULT+SB 24hs,ULT+S+SB 24hs,U200 24hs,U200+S 24hs,U200+SB 24hs, U200+S+SB 24hs,ULT6m, ULT+S6m, ULT+SB6m,ULT+S+SB6m,U2006m,U200+S6m,U200+SB6m, U200+S+SB6m. Os testes realizados foram: Adaptação Marginal (AM), Nanoinfiltração (NI) e Resistência de União à extrusão por push out (RU). Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial utilizando ANOVA Two Way com Post Hoc de Tukey (p<0,005). Resultado: Para RU, houve diferença estatisticamente significativa entre os tipos de cimentos resinosos, os tratamentos de superfície e os tempos de envelhecimento (p<0,005), com o melhor desempenho para o Cimento RelyX Ultimate e o uso de SB como tratamento de superfície. Na análise fractográfica (PF), o Cimento RelyX Ultimate apresentou o maior percentual de falha mista em ambos os tempos de envelhecimento e quando foi utilizado associado ao SB ou ao S+SB como tratamento de superfície. Na avaliação da NI, houve maior presença de nanoinfiltração na base das restaurações em relação ao topo. A menor incidência de nanoinfiltração marginal foi observada quando foi utilizado S+SB como tratamento de superfície nos dois tempos de envelhecimento e para ambos os cimentos resinosos. Os dados referentes à AM ainda estão em análise e serão apresentados posteriormente. Conclusão:De acordo com os resultados encontrados nesse estudo laboratorial, sugere-se o uso do Single Bond universal como tratamento de superfície e do cimento resinoso autocondicionante (RelyX Ultimate) para restaurações semidiretas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2292784 - ISAUREMI VIEIRA DE ASSUNCAO
Interno - 1640419 - RODRIGO OTHAVIO DE ASSUNCAO E SOUZA
Externo à Instituição - ISABELA PINHEIRO CAVALCANTI LIMA - UERN
Notícia cadastrada em: 21/08/2019 15:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao