Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYSA FLORÊNCIO BARBOSA FELIPE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYSA FLORÊNCIO BARBOSA FELIPE
DATA : 24/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Rute HUOL
TÍTULO:

TELEPRÁTICA NA LINGUAGEM ESCRITA: PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO A PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DISLEXIA


PALAVRAS-CHAVES:

DISLEXIA, PROGRAMA, FAMÍLIA, LINGUAGEM, TELEMONITORAMENTO


PÁGINAS: 26
RESUMO:

INTRODUÇÃO: Com o surgimento da pandemia do COVID 19 em 2020, o Conselho Federal de Fonoaudiologia ampliou as práticas em Telefonoaudiologia no Brasil. Trata-se do exercício da profissão por meio das tecnologias de informação, prática que permite a conexão do terapeuta com o paciente e com a família, esta como importante no processo de ensino-aprendizagem de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, no manejo quanto a estratégias a serem utilizadas para o desenvolvimento do indivíduo.

OBJETIVO: O objetivo geral do estudo é analisar a influência de uma intervenção a pais de crianças e adolescentes com dislexia, por meio da telefonoaudiologia.

MÉTODO: Trata-se de um estudo quantitativo-qualitativo, longitudinal, prospectivo, no qual participarão 40 familiares de crianças e adolescentes com diagnóstico de dislexia. O grupo de pais será submetido a um programa de orientação em linguagem escrita via Telefonoaudiologia, em formato síncrono e assíncrono. Será aplicado um questionário com efeito balizador, pré e pós intervenção, a fim de comparar a aquisição do conhecimento e práticas aplicadas pelos familiares.

RESULTADOS ESPERADOS: Diante da compreensão da importância do papel que a família exerce no desenvolvimento do ser nos aspectos sociais, emocionais e cognitivos, espera-se que, ao ser orientada de forma adequada, esta possa contribuir ativamente no desenvolvimento da linguagem escrita dos seus filhos e favorecer o aumento das práticas baseadas em evidências no contexto da literacia familiar.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - PATRÍCIA DANIELI CAMPOS - USP
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Interna - ***.716.504-** - ISABELLE CAHINO DELGADO - UFPB
Notícia cadastrada em: 01/08/2022 14:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao