Banca de DEFESA: DEUZIMAR PIRES DE ARAÚJO

DISCENTE : DEUZIMAR PIRES DE ARAÚJO
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Sala Virtual RUTE do HUOL através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/posgraduacao-huol

O ENSINO DA AUDIOLOGIA MEDIADO POR TECNOLOGIA E O IMPACTO NA ATUAÇÃO PRÁTICA.

Tecnologia Educacional; Tecnologia da Informação; Materiais de Ensino; Audiologia; Audiometria; Treinamento por Simulação.

Introdução: O uso de tecnologias integradas ao ensino pode tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes e auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Desenvolver e validar ferramentas mediadas por tecnologia para o ensino da audiologia. Método: Estudo prospectivo descritivo, estruturado em dois manuscritos: (I) Pacientes virtuais: impacto da simulação computadorizada na atuação prática em audiologia e (II) Audiômetro virtual: ferramenta on-line para o ensino e aprendizagem. No primeiro estudo, duas professoras e 35 alunos de dois cursos de Fonoaudiologia responderam um questionário de satisfação e uma escala de autoavaliação do impacto na atuação prática, ambos em escala Likert. No segundo manuscrito, a versão on-line do audiômetro virtual foi utilizada por 481 pessoas, oriundas de 17 estados e do Distrito Federal (DF). Destes, 98 alunos, 24 professores e nove profissionais fonoaudiólogos registraram sua avaliação em um questionário em escala Likert, além de citarem pontos positivos e negativos. Resultados: O simulador audiométrico e a versão on-line do audiômetro virtual foram avaliados positivamente como ferramentas auxiliares no ensino, com concordância intra e inter-categoria de usuários. Além disso, houve percepção positiva do impacto na prática audiológica. Na análise de conteúdo, o ponto negativo preponderante foi a “dificuldade de instalação” para o simulador e a “falta do manual de instruções” para o audiômetro virtual. Conclusão: As duas ferramentas desenvolvidas foram avaliadas positivamente e podem trazer benefícios para o ensino da audiologia. A semelhança com o audiômetro físico, o baixo custo e a facilidade de instalação são aspectos fundamentais para a eficiência destas soluções.

Presidente - 2358823 - ELIENE SILVA ARAUJO
Externa à Instituição - LÍLIAN CÁSSIA BORNIA JACOB CORTELETTI
Interna - 1804274 - SHEILA ANDREOLI BALEN
Notícia cadastrada em: 19/04/2022 09:27