Banca de DEFESA: MARIA TAIANY DUARTE DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARIA TAIANY DUARTE DE OLIVEIRA
DATA : 21/02/2020
LOCAL: Sala da Rede Universitária de Telemedicina - RUTE no Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL.

Análise da implementação e avaliação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária

Capacitação em serviço. Agentes comunitários de saúde. Triagem neonatal. Audição. Atenção primária à saúde.

Introdução: A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde têm recomendado a articulação dos Programas de Saúde Auditiva Infantil com a atenção primária em saúde, tendo o Agente Comunitário de Saúde (ACS) um papel de suma importância nesta proposta, devido à abrangência da Estratégia de Saúde da Família e a estreita relação deste profissional com as famílias. Objetivo: Implementar e avaliar um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária. Método: Estudo observacional longitudinal prospectivo, estruturado em duas etapas: (1) Análise da eficácia de um curso online para a capacitação de ACS na área de saúde auditiva infantil; (2) Análise de um Programa de Saúde Auditiva Infantil na Atenção Primária. Participaram do curso online 2859 inscritos, e destes, 23 constituíram um grupo específico de ACS oriundos de duas unidades básicas de saúde, com acompanhamento presencial. Resultados: 1842 participantes (63,34%) finalizaram o curso, com representatividade de todos os estados brasileiros e também do exterior e de diversas especialidades, com predominância para a área médica. O curso foi bem avaliado e refletiu em melhorado conhecimento pós - capacitação. 102 crianças de zero a dois anos foram acompanhadas pelos ACS no período de um ano, procedendo o encaminhamento de 15 delas. Foi constatado um caso de perda auditiva condutiva. Conclusão: O curso online autoinstrucional mostrou-se eficaz para a educação a distância dos ACS na área de saúde auditiva infantil. O Programa de saúde auditiva infantil vinculado a atenção primária é exequível e promissor, todavia, estratégias são necessárias para minimizar os percalços existentes.

Presidente - 2358823 - ELIENE SILVA ARAUJO
Externa à Instituição - KÁTIA DE FREITAS ALVARENGA
Externo à Instituição - MARCUS VALERIUS DA SILVA PEIXOTO
Notícia cadastrada em: 11/02/2020 09:35