Banca de DEFESA: JÉSSIKA SANTIAGO DA ROCHA

DISCENTE : JÉSSIKA SANTIAGO DA ROCHA
DATA : 05/04/2019
LOCAL: Sala RUTE de vídeoconferência do HUOL

Habilidades preditoras de leitura em escolares de 1º ano do ensino fundamental.

Alfabetização, leitura, aprendizagem, criança, fonoaudiologia

RESUMO: Há na literatura uma gama de habilidades ditas preditoras do processo de desenvolvimento da leitura. Quanto aos aspectos da linguagem, a consciência fonológica, nomeação automatizada rápida, memória de trabalho fonológica e identificação de letras tem sido amplamente descritas como relevantes neste processo. Objetivo: Caracterizar o desempenho em habilidades preditoras de leitura de escolares do primeiro ano do ensino fundamental de escolas públicas de Natal-RN e correlacionar as habilidades preditoras entre si. Método: Participaram 138 crianças, com idade entre 06 e 07 anos, de três escolas públicas da cidade de Natal/RN. Foram avaliadas a consciência fonológica -Teste de Consciência Fonológica – Instrumento de Avaliação Sequencial CONFIAS; acesso fonológico ao léxico mental- Teste de Nomeação automática rápida; Memória fonológica de trabalho- Prova de memória de trabalho - não palavras e dígitos; Reconhecimento de letras Subteste de identificação de letras – PROLEC; vocabulário expressivo-Substeste vocabulário – Teste de Linguagem Infantil ABFW. Resultados: As crianças apresentaram desempenho inferior ao esperado nas medidas do vocabulário expressivo, especialmente nas categorias vestuário, alimentos, locais e formas e cores; processamento fonológico, exceto na subtarefa “objetos” do RAN, e no reconhecimento de letras; as habilidades apresentaram fraca correlação entre si. Conclusão: As crianças do estudo apresentaram resultados inferiores ao esperado para a escolaridade nas habilidades de processamento fonológico, vocabulário e reconhecimento de letras que podem influenciar no processo de alfabetização, evidenciando a necessidade de estudos posteriores quanto à práticas interventivas a fim de minimizar o impacto dessas dificuldades ao longo da vida escolar.

Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Interna - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Externa à Instituição - TAÍS DE LIMA FERREIRA - UNICAMP

Notícia cadastrada em: 07/03/2019 15:02