Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÉSIA JORDÂNIA NUNES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLÉSIA JORDÂNIA NUNES DA COSTA
DATA : 29/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Online: https://meet.google.com/nwt-nynh-qrp
TÍTULO:

JOGO DE ORIGEM AFRICANA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO SHISIMA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da Matemática; Jogo como estratégia de ensino; Shisima jogo aficano; Ensino Fundamental


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Esta investigação acredita na importância dos jogos como estratégia didático-pedagógica no trabalho com a Educação Matemática. E, aliado a tal pressuposto, percebe a necessidade de inserir a discussão das tradições afro-brasileiras no contexto educativo brasileiro, dadas as nossas matrizes étnicas, nesse caso, por meio do resgate dos jogos oriundos desse continente.  Para tanto, propõe uma pesquisa, com matizes qualitativa e quantitativa – no sentido de propor um trabalho pedagógico que privilegie o Shisima, jogo de origem africana, por meio da estruturação de estratégias didático-pedagógicas que permitam a promoção de diferentes ações que considerem o contexto sociocultural das crianças, os objetivos previstos para o ano de ensino que será alvo da pesquisa, além das potencialidades dos discentes envolvidos. Como aporte teórico, a pesquisa se ampara em (D'Ambrosio 1985, Valentim e Backes 2008, Brasil 2018 e Passos 2021). Metodologicamente, se ancora nos pressupostos da pesquisa-ação, com elementos da pesquisa intervenção e, para a estruturação do trabalho, o uso das sequências didáticas como forma de sistematização das atividades a serem propostas (Prodanov e Freitas 2013, Gil 2008, Zabala 1998, e Thiollent 1986). Como a investigação encontra-se em andamento, percebe, por meio da construção do “estado da arte", aponta uma expansão significativa, mas mínima em trabalhos na área de jogos de origem africana aplicados ao ensino da matemática com uma maior representatividade na região nordeste com usos no Ensino Fundamental e no Ensino Superior no que tange a formação de professores, explorando a geometria e a álgebra. A partir da aplicação de uma proposta de trabalho com o jogo concreto e online na sua versão gamificada, (segunda etapa da pesquisa), se espera reconhecer as potencialidades da aplicação do Shisima por intermédio da observação e das falas dos estudantes, além de estabelecer os conhecimentos específicos do campo matemático (análise de  padrões por meio das possibilidades do raciocínio lógico matemático e geométricas do jogo). A pesquisa pretende contribuir como alternativa possível ao cumprimento da lei 11.645/2008 – estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos do Ensino Fundamental e Médio – por meio de uma área ainda pouco explorada com essa finalidade – a matemática – no sentido de ajudar no letramento matemático por um viés histórico-cultural, tendo a tecnologia como elemento importante nesse processo. Como produto, propõe a organização de um manual com orientações para o emprego dos jogos africanos no contexto educativo, com destaque para o Shisima em suas versões concreta e digital. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externo à Instituição - SIMONE MARIA DE MORAES - UFBA
Notícia cadastrada em: 14/09/2023 17:42
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